Pragas urbanas: cuidados com a higiene podem manter o controle e impedir proliferação

Nas estações mais quentes do ano é comum aumentar as pragas urbanas como insetos, aracnídeos e roedores nas residências e estabelecimentos comerciais. Todas as pragas devem ser vistas com preocupação devido aos danos à saúde que elas podem causar. Para evitar a proliferação é preciso adotar alguns cuidados.

A bióloga, Laura Maria, alerta que os mosquitos podem ser considerados perigosos no ponto de vista epidemiológico, pois eles transmitem doenças como a dengue e febre amarela, entre outras. Ela alerta que cabe a cada um contribuir para que as pragas urbanas não se proliferam de maneira descontrolada.

“Vale lembrar que cada classe, cada animalzinho tem sua importância dentro do bioma. Ele tem sua finalidade na cadeia e a presença do ser humano não pode gerar interferência a ponto de provocar um descontrole no natalidade, por exemplo, dar condições para que ele se prolifera além do processo natural, como deixar água parada”, alerta a bióloga.

Laura pontua que o controle das pragas urbanas podem ocorrer com medidas simples de higiene. “Vale reforçar que o acúmulo de lixo e água, entulhos e frestas nas construções podem atrair pragas. Elas estão acostumadas a viverem entre os humanos, ou seja, elas podem aparecer em qualquer lugar”.

Para evitar o aparecimento de pragas, a profissional orienta que é necessário deixar armazenado de maneira correta os alimentos, descartar os restos sem que as pragas possam ter acesso, manter limpo o quintal e dedetizar quando necessário são ações simples e que precisam ser levadas a sério”.

DEDETIZAÇÃO – Laura destaca que é importante contratar uma empresa especializada e que utiliza produtos devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela pontua que o profissional irá avaliar o espaço e orientar quanto a necessidade de dedetizar e quais produtos podem ser utilizados.

Da Redação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.