Potencial de Palotina impressiona Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca

O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Junior, foi recepcionado em Palotina na manhã desta terça-feira, dia 10. Acompanhado do secretário adjunto, Jairo Guns, ele esteve no Sindicato Rural Patronal onde se encontrou com produtores rurais e lideranças e depois visitou a Piscicultura Sgarbi que produz alevinos. O secretário cumpre agenda de visitas na região Oeste para ver de perto esta cadeia produtiva. Ele ficou impressionado com as informações obtidas e com o que viu em Palotina. “O Paraná e a região são destaques na produção de pescado e estamos visitando cooperativas, produtores e indústrias de implementos para conhecer este sistema para que o exemplo daqui seja replicado em outras regiões”, disse ao elogiar o empenho dos produtores e demais elos da cadeia produtiva da piscicultura local e regional. O Paraná produz anualmente 165 mil toneladas de pescados na aquicultura e Palotina conta com uma das maiores plantas frigoríficas de peixe do Brasil, implantada pela Cooperativa C.Vale. 

Durante o encontro, ocasião em que estiveram presentes diversas lideranças, entre elas os prefeitos de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti e de Maripá, Rodrigo Schanoski, além do deputado estadual Coronel Lee, o vice-presidente do Sindicato Rural e presidente da Câmara Técnica do Peixe na Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Edmilson Zabott, mostrou ao secretário o potencial do agronegócio de Palotina e da região, com enfoque para a aquicultura. Zabott também aproveitou para entregar, juntamente com o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Nestor Araldi, um ofício elencando demandas para a cadeia produtiva do peixe, entre elas apoio para a manutenção do Programa da Tarifa Rural Noturna; redução da carga tributária para a produção de ração do peixe, equipamentos para piscicultura e placas solares. Outra reivindicação diz respeito à agilidade e liberação de outorgas de água para os produtores de peixe que já possuem as instalações produtivas. “Foi muito positivo para nós receber a visita do secretário nacional que pode ver de perto nosso sistema de produção e assim entender as nossas necessidade e dificuldades”, disse Zabott. Também acompanharam o evento os presidentes da Sociedade Rural, Jonas Mário Vendruscolo e da Câmara de Vereadores de Palotina, Eurico Fernandes Barbosa, bem como representantes de sindicatos rurais da região.

Ao final da visita o secretário recebeu uma Bandeira do Brasil assinada por produtores rurais para ser entregue ao presidente da República Jair Bolsonaro.

Da Assessoria

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.