Pós em Serviço Social realiza Seminário para celebrar os 10 anos

O Seminário Pesquisa e Produção de Conhecimento: 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Unioeste – Campus de Toledo discutiu o impacto da produção científica e da atuação do PPGSS na região. O evento comemora os 10 anos de criação do Programa e marca o lançamento do Catálogo de Dissertações defendidas no Mestrado em Serviço Social ao longo de sua existência. A abertura cultural ficou com o Circo da Alegria.

Estiveram presentes na abertura o diretor geral do campus de Toledo, Remi Schorn; o diretor de pesquisas da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Douglas Cardoso Dragunski – representando o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Weber e a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Sanimar Busse; a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Patrícia Stafusa Sala Battisti; a coordenadora do PPGSS, Esther Luiza de Souza Lemos; a coordenadora do curso de Graduação em Serviço Social da Unioeste, Ineiva Terezinha Kreutz; a coordenadora da Seccional de Cascavel do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Cristiane Lopes Silva de Lima; o representante discente do mestrado, Gabriel Miguel Almeida Félix; e a coordenadora do Centro Acadêmico de Serviço Social (CASS), Mylena Cristina de Assis. Foi lida a saudação dos cursos de Serviço Social da Unioeste (Campus de Francisco Beltrão), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA – Foz do Iguaçu) além de pesquisadoras de diferentes universidades do país.

O diretor geral do Campus ressaltou que o PPGSS é um dos cursos onde é possível observar que as pesquisas desenvolvidas estão mais relacionadas com os setores que a Universidade precisa atender. “É um orgulho para o Campus ter este PPG aqui. O Curso faz o atendimento e o desenvolvimento dos segmentos que mais precisam da Universidade. Que ele consiga uma nota superior e possa expandir essa visão de mundo para construir uma sociedade melhor para as pessoas. Parabéns ao PPG e a cada um de vocês”, disse Schorn.

Como conferencista, a professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Erlenia Sobral do Vale, parabenizou os 10 anos do Programa e a produção de conhecimento gerada pelos pesquisadores do PPGSS. “[O Programa está em] um lugar estratégico, do ponto de vista da própria interiorização da Universidade, do desenvolvimento do conhecimento, da perspectiva do que historicamente o Serviço Social desenvolveu como uma produção do conhecimento socialmente referenciada e o pouco que eu pude ouvir aqui e ver dos colegas, achei que tem uma densidade que promete muito mais anos e desenvolvimento do Programa”, avalia.

Dragunski disse que a PRPPG está atenta e busca auxiliar o PPGSS. “O Programa é excelente e contribui para o desenvolvimento da região. Precisamos ressaltar o quanto o Curso promove mudanças nas políticas da região e, também, nas práticas sociais. Este PPG é chave para uma alteração na política social da nossa região”, avalia.

A diretora do CCSA afirmou que o PPGSS é um orgulho para o Centro. “Temos acompanhado o trabalho árduo de vocês para transformação do Mestrado em um lugar de aprendizado onde há o respeito pelas diferenças. A sociedade precisa desse investimento contínuo na pesquisa e na prática para possibilitar a formação de profissionais qualificados para os desafios cotidianos”, completou.

A coordenadora do PPGSS ressaltou o compromisso institucional do Programa com a defesa de uma Universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada. “Queremos coletivizar os interesses de pesquisa de enfrentamento das injustiças sociais que ocorrem no Brasil e propor uma transformação da realidade, assim como criar uma condição institucional de contribuição e cooperação internacional com outras universidades”, afirmou.

A coordenadora do curso de graduação em Serviço Social valorizou a marca de 10 anos de atividades do Mestrado em Serviço Social. “Ao subir aqui para falar com vocês, eu só pensava nos desafios que enfrentamos e em tudo o que mudou quando resolvemos vincular a graduação e o mestrado. Hoje podemos olhar para trás e ver os obstáculos que superamos e tudo o que vem pela frente”, disse.

A coordenadora do Seccional do CRESS em Cascavel ressaltou que a comemoração dos 10 anos do PPGSS é um momento especial. “Esta Pós em Serviço Social é um patrimônio a ser preservado, pois ele tem relevância na afirmação de um projeto ético-político-profissional de assistente social”, afirma.

O evento também marcou o II Encontro de Egressas e Egressos do mestrado, que já formou 70 mestres em Serviço Social pela Unioeste. Lemos explica que o Seminário possibilitou a socialização de seis dissertações, além de roda de conversa sobre os grupos de pesquisa, mesa temática sobre o Estágio de Docência e duas Conferências, uma com intercâmbio nacional com a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), professora Erlenia Sobral do Vale (UECE), e outra com intercâmbio internacional com a professora Stella Mary Garcia Aguero, da Universidade Nacional de Assunção (UNA). A coordenadora afirma que o evento proporcionou a docentes, discentes, egressas e egressos do PPGSS (além de estudantes da graduação e profissionais da região) a reflexão sobre a conjuntura e os desafios para pesquisa na área, e sobre como socializar e ampliar a inserção social do curso na região.

Daniel Schneider

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.