Por proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), prefeito Rafael Greca fala sobre Paranismo na Assembleia
Iniciativa faz parte das celebrações dos 170 anos de criação do Estado do Paraná.
Por proposição da deputada Márcia Huçulak (PSD), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, falará durante o Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira sobre o Paranismo. A iniciativa faz parte das celebrações dos 170 anos de criação do Estado do Paraná, completados em 29 de agosto.
“Com o conhecimento que tem, o prefeito vai dar uma grande contribuição para que o Paranismo seja cada vez mais conhecido e respeitado”, avalia Márcia. Paranismo é o movimento artístico e cultural que surgiu no início dos anos 1920 e foi marcado pela busca de uma autenticidade e identidade regionais.
Além de engenheiro e economista, Greca é pesquisador de História (principalmente sobre Curitiba e o Paraná) e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado. Escreveu, entre outros, o livro “Curitiba – Luz dos Pinhais”, uma alentada obra que aborda as origens, o desenvolvimento, fatos e personagens marcantes da capital.
A deputada já abordou o tema Paranismo em discurso no plenário da Casa, em abril, quando destacou a importância do Movimento Paranista para a História e cultura.Na ocasião, a deputada entregou ao presidente da Casa, Ademar Traiano, um exemplar do livro “Paranismo”, do professor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, lançado pela Fundação Cultural de Curitiba na comemoração dos 330 anos da capital, e enviado à Casa pelo prefeito.
Márcia destaca que o prefeito e a primeira dama de Curitiba, Margarita Sansone, são grandes promotores do Paranismo e da cultura paranaense.
Greca implantou, por exemplo, o Memorial Paranista no Parque São Lourenço. O espaço reúne obras de João Turin (expoente do movimento), naquele que é um dos maiores jardins de esculturas externas da América Latina.
Sessão
A sessão está prevista para começar às 14h30 e terá, como de praxe, transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 10.2 na tevê aberta e 16 na Claro/Net) e pelo canal do Legislativo no Youtube.
Da ALEP