Polícia Militar do Paraná comemora 170 de atuação
A Polícia Militar do Paraná completa 170 anos de atuação no dia 10 de agosto. Em Toledo, as festividades ocorreram na quarta-feira (7) na Sede do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Autoridades, integrantes da corporação e comunidade estiveram reunidos para celebrar a data.
A solenidade iniciou com a leitura da ordem do dia alusiva a data. “É com grande orgulho e imensa honra que celebramos os 170 anos da nossa valorosa Polícia Militar do Paraná. Esta data é um marco não apenas na história da nossa instituição, mas um momento marcante na vida de toda a sociedade paranaense”, disse o major César Sebastião da Silva ao fazer a leitura da ordem do dia.
O texto relatou também que “a instituição foi de fundamental importância na construção das bases que moldaram os desígnios do Estado do Paraná, materializada em ações de heroísmo, coragem e destemor de figuras ilustres da corporação, como os virtuosos coronel João Goubert, coronel Dulcílio e coronel Sarmento”.
“Na evolução e no progresso da modernidade, podemos verificar os avanços e atributos da nossa PMCR, passando por inovações constantes em sua estrutura de gestão, cada dia mais adequada ao propósito de prover uma segurança pública de qualidade e de eficiência na execução de nossas missões”, procedeu com a leitura o major Silva.
VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO – O ato envolveu também o agradecimento as demais instituições que em plena coesão unem esforços para a entrega de políticas públicas que impactam na vida das pessoas. “No entanto, mais importante do que qualquer equipamento ou tecnologia é a valorização do ser humano. Nossos policiais são a essência da nossa instituição. São homens e mulheres corajosos que, dia após dia enfrentam a criminalidade com bravura e determinação, colocando em risco suas próprias vidas para garantir a segurança e a tranquilidade de toda a sociedade. Neste aniversário de 170 anos, é fundamental reconhecer e enaltecer o empenho, a dedicação e o sacrifício desses heróis anônimos. Eles são a verdadeira força motriz da Polícia Militar do Paraná. E é graças a eles que podemos celebrar tantas conquistas e avanços”, enfatizou na leitura.
TRABALHO PELA COMUNIDADE – O comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel QOPM Valmir de Souza enalteceu a importância do trabalho da corporação. “Nós temos uma missão árdua de levar, de certa maneira, a justiça dos homens a toda a comunidade. Não é um trabalho fácil”.
Souza citou uma ocorrência atendida esta semana em que a PM foi acionada para verificar uma situação de abandono de incapaz, ou seja, uma criança (entre 5 e 6 anos) estava abandonada em casa. “Os nossos oficiais foram lá para dar apoio. Chegando na casa, tiveram que fazer um arrombamento da casa e detectaram ali que a criança realmente estava lá sozinha. Mas aquela mãe que deixava aquela criança sozinha, ela tinha ido trabalhar. O pai da criança havia morrido. Como lidamos com isso no nosso dia-a-dia? Muitas pessoas pensam que nós estamos aqui só pra prender bandido, trocar tiro, e nós nos deparamos com uma ocorrência que toca o coração. Uma mãe que tem que deixar um filho em casa para ir trabalhar, porque não tem com quem deixar e acaba tendo que ser reprimida, muitas vezes sendo punida”, recordou.
No outro dia, segundo o comandante, os policiais foram até a casa visitar com a Patrulha Maria da Penha, para verificar o que aquela mãe precisaria de apoio, em que ela precisa de ajuda para superar este momento. “Nós levamos para a senhora a justiça dos homens, se ela tivesse que ser presa em flagrante, o que quer que seja. Por outro lado, nós também sabemos o que é ter que muitas vezes deixar sua família. São 170 anos de histórias humanas, de vidas, não é com arma, mas com o coração. Fazendo o melhor, sem esquecer os que já se foram. São 170 anos de lutas, de embates, de muito coração. Polícia Militar do Paraná: nós fazemos a diferença”, conclui.
Da Redação
TOLEDO