Plano Safra é detalhado aos produtores rurais durante evento em Cascavel

O Plano Safra 2022/2023 foi apresentado de forma técnica pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) na tarde desta quinta-feira (14) em um evento realizado no auditório do Centro Tecnológico do Show Rural Coopavel. O prefeito Leonaldo Paranhos, que é vice-presidente de Agronegócio na Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), destacou que o setor agropecuário é a grande indústria de Cascavel e da região Oeste do Paraná.

“O Plano Safra sempre é uma expectativa muito grande para nós e, graças a Deus, teremos um dos melhores planos da história. Eu tenho falado da responsabilidade que o poder público tem nessa engrenagem, fazendo a sua parte, ajudando a promover cada vez mais essa produção que gera emprego e renda para todos nós”, afirmou.

Paranhos destacou que o mundo olha para o Brasil e vê a região Oeste do Paraná, que possui a maior produção por metro quadrado do país. “Percebemos que hoje as instâncias de governo, estadual e federal, têm olhado para nós com um pouco mais de respeito. Isso foi conquistado com décadas de trabalho”, avaliou.

O gerente regional do IDR-PR, José Lindomir Pezenti, disse que o evento reuniu representantes ligados ao setor rural de 16 municípios da região. “Nós temos uma equipe de técnicos que trabalham com a agricultura familiar, que leva assistência técnica e orientação ao homem do campo para que o credito rural seja bem aplicado, que não seja uma preocupação ao produtor, mas uma solução”, destacou.

O secretário de Agricultura de Cascavel, Renato Segalla, lembrou que mesmo com uma estiagem prolongada no ano passado, o Valor Bruto da Produção (VBP) apresentou um crescimento de 41% neste ano. “Isso se deve, como diz o prefeito Paranhos, ao DNA dos nossos produtores, da nossa condição de solo fértil e a vontade do produtor em trabalhar e produzir”, afirmou.

Para o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, é importante os produtores receberem informação de como será o Plano Safra 2022/2023.

“É um plano robusto, que tem bastante recursos, esses recursos devem ser direcionados aos produtores rurais, para os pequenos, médios e grandes. Todos esses produtores precisam de informação e esse momento é grandioso para que o produtor rural tenha essa informação e faça o seu planejamento, a aplicação desses recurso de maneira eficiente para que esse recurso seja multiplicador da sua produção”, afirmou.

CASCAVEL

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.