Pesquisadores do Biopark Educação participam de Congresso Internacional

Excelência, do ensino à pesquisa. Este é o lema do Biopark Educação, que, ainda em 2023, destacou-se mais uma vez como um centro de pesquisa e inovação. Isso porque, de 12 a 15 de dezembro, os pesquisadores do Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia (LBB) participaram do XII Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, Colaob 2023, realizado na Argentina.

Tendo como sede a cidade de Mar del Plata, o congresso é organizado em conjunto pelo Instituto de Pesquisa em Ciência e Tecnologia de Materiais (Intema, UNMdP – Conicet) e o Laboratório de Pesquisa em Biologia Osteo-articular, Engenharia de Tecidos e Terapias Emergentes (Laboatem, UNR-Conicet) na Argentina.”

Além disso, o objetivo principal do Colaob é reunir cientistas do meio acadêmico e da indústria que compartilham interesse nos domínios da ciência dos biomateriais e engenharia, órgãos artificiais e engenharia de tecidos.

Em suma, sob o lema norteador do congresso, “Integrando e Fortalecendo a Comunidade Latino-Americana de Biomateriais”, o congresso consolidou afiliações institucionais e promoveu o discurso científico entre instituições de pesquisa, universidades e empresas latino-americanas envolvidas no desenvolvimento e comercialização de produtos biomédicos.

Aliás, como o congresso também funciona como uma plataforma para discutir sobre desenvolvimentos de ponta nesses campos, ambos os pesquisadores apresentaram dois trabalhos realizados pelo LBB.

E foi exatamente essa colaboração de pesquisa que ocorreu com a participação do Laboratório de Biomateriais e Bioengenharia (LBB). Como resultado, o Biopark Educação foi representado pelos pesquisadores e doutores: Dra. Cecilia Zorzi Bueno e Dr. Helton Wiggers.

Certamente, os laboratórios do Biopark também simbolizam ambientes de compartilhamento de pesquisa e troca de experiência. Afinal, o LBB, por exemplo, é fruto de uma parceria internacional entre o Biopark Educação, o Instituto de Bioengenharia do Hospital Erasto Gaertner (IBEG) de Curitiba e a Universidade de Laval, no Canadá.

Dessa forma, para o Dr. Wiggers, a Sociedade de Biomateriais Latino-Americana precisa se fortalecer. “O único jeito de fazer isso é se os países latino-americanos começarem a se ajudar. E esses eventos são ambientes ideais para que ocorra o compartilhamento de experiências entre pesquisadores”, frisa.

Quanto à participação no Congresso Internacional, Wiggers destaca que são ações como essa que tornam o Biopark Educação reconhecido mundialmente como uma instituição de pesquisa.

“É justamente isso que faz com que a gente integre essa sociedade de pesquisa. Assim, quando alguém pensar em biomateriais ou procurar pesquisadores nessa área, lembrará de que o Biopark Educação está aqui realizando pesquisas de qualidade.”, expõe.

Desde o início do Colaob até o presente, esta série de congressos tem consistentemente proporcionado uma oportunidade única para pesquisadores, profissionais e estudantes de doutorado interagirem com líderes de pensamento em suas respectivas áreas e apresentarem suas conquistas.

Todavia, os trabalhos apresentados foram “Chitosan-based antibacterial films for biomedical application” – (Filmes antibacterianos à base de quitosana para aplicação biomédica), pelo Dr. Helton José Wiggers; e “Chitosan films loaded with different antibiotic-polymer nanoparticles” – (Filmes de quitosana carregados com diferentes nanopartículas de polímeros antibióticos), pela Dra. Cecília Zorzi Bueno.

Análogos, os trabalhos apresentados são resultados de estudo, dedicação e anos de pesquisa, além do desejo de construir um ambiente de inovação, tecnologia e conexão.

“O que mais notamos nesses congressos é que o trabalho que estamos realizando aqui é de excelência. Isso faz com que nos sintamos orgulhosos de fazer parte do Biopark Educação.”, finaliza Wiggers.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.