Paulo Litro assina requerimento para abertura da CPMI de 8 de janeiro
O deputado federal Paulo Litro (PSD) assinou requerimento para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) para investigar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro nas Sedes dos Três Poderes em Brasília.
“A CPMI irá atuar para a análise dos atos e trabalhar pela preservação e respeito dos direitos dos envolvidos. Somado a isso, temos situações mais recentes que foram noticiadas, como o a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que necessitam de uma apuração e respostas”, destacou Paulo Litro.
Para a abertura da CPMI, são necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores. Atualmente o número de assinaturas já supera o mínimo obrigatório e a expectativa é que a votação da abertura da CPMI aconteça na próxima semana.
CPMI
A CPMI é um órgão próprio do Poder Legislativo com poderes de investigação similares aos do judiciário. Tem como objetivo apurar, durante determinado prazo, fatos ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus administradores, podendo encaminhar as suas apurações ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
Imprensa Paulo Litro