Parceria entre Prefeitura e UTFPR vai disponibilizar centro de educação e novas tecnologias

O Parque Ecológico Diva Paim Barth vai ganhar um novo equipamento público. Foi assinado, nesta segunda-feira (26), o contrato para a execução do projeto de revitalização da Usina do Conhecimento. Com as intervenções, o prédio, atualmente sem utilização, será transformado em um centro para diversas atividades ligadas à educação e fomento às novas tecnologias, por meio de uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

A execução do projeto, desenvolvido pela Universidade e com valor estimado de R$ 300 mil, custará aos cofres municipais o total de R$ 1.673.857,84. Conforme o prefeito Beto Lunitti, criar espaços para o encantamento dos estudantes é uma das premissas da atual. “Temos muitos avanços em relação à educação, em diversas frentes, tendo como carro-chefe o Aluno Conectado, programa que disponibiliza internet de qualidade para todas a rede municipal, tablet’s para os alunos, salas de aulas equipadas com televisores inteligentes, laboratórios de robótica e informática com impressoras 3D e notebook’s para os professores, além de ações como o curso superior em Tecnologias Educacionais e o Professor Pesquisador, com vantagens para os docentes cursarem pós graduações e mestrados”.

Lunitti ainda reforçou à empresa Dantol, responsável pelas intervenções, a necessidade de ater-se aos detalhes. “Este espaço será utilizado pela UTFPR de forma dinâmica, orgânica e participativa. É uma área nobre, no nosso principal ponto turístico, e que vai precisar refletir toda essa mudança de paradigmas que estamos vivendo na educação e na gestão do município baseada em ferramentas tecnológicas e inovações”. Simbolicamente, o prefeito assinou de forma eletrônica o contrato. 

O evento contou com a participação dos servidores municipais envolvidos com a obra, além de representantes da UTFPR, entre eles o diretor da UTFPR/Toledo, Elder Elisandro Schemberger e o professor da UTFPR e diretor executivo do Projeto, Rodolfo Eduardo Vertuan. Em uma fala breve, Vertuan destacou que o espaço será um local para divulgação científica e tecnológica, educação e educação empreendedora. A finalidade é promover ambientes e situações propícias à disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos e ao desenvolvimento de práticas que impactem os desafios da comunidade toledana, envolvendo diferentes entidades, como a própria Prefeitura e suas secretarias e outras instituições de ensino.

A intenção é encantar crianças e os jovens das escolas municipais, estaduais e privadas de Toledo e região em relação à ciência, à tecnologia e à inovação. “Também receberemos acadêmicos em um projeto de atendimento à comunidade, que serão preparados para divulgar tecnologias inovadoras e experimentos científicos de diferentes áreas do saber, bem como para realizar atividades com os ‘jovens cientistas’ visitantes do espaço. Essa ação será contínua na Usina do Conhecimento”, disse.

Foto: Ricardo Morante

Entre as atividades acontecerão visitas escolares programadas, iniciação científica, ações sobre educação financeira e empreendedora, trabalhos com professores e metodologias ativas e a possibilidade de jovens incubarem sua empresa e ter assessoria especializada para isso. “Apesar de sermos coadjuvantes neste momento, já que a assinatura compete à Prefeitura e à empresa contratada, estamos felizes por presenciar e testemunhar este ato. Estamos ansiosos e acompanhando passo a passo todos estes avanços porque queremos muito iniciar esses trabalhos junto à comunidade toledana”, destacou o diretor da UTFPR, Elder Schemberger.

A cerimônia foi prestigiada por diversos secretários municipais, entre eles a da Educação, Marli Gonçalves Costa, e vereadores, entre eles o líder de Governo, Leoclides Bisognin, e o presidente da Câmara, Dudu Barbosa. “Tive a oportunidade de ver crianças aguardando para visitar a NASA em uma viagem que fiz aos Estados Unidos e a felicidade delas ao conhecer um espaço tão tecnológico. Nossos estudantes podem ter uma experiência parecida”, disse Bisognin. “Nosso município está descobrindo sua vocação para a tecnologia. Temos aqui no oeste do Paraná um território diferente e o Brasil está descobrindo isso. A nova Usina será mais uma propaganda dessa nova Toledo”, acrescentou Dudu. 

Por sua vez, Marli Costa agradeceu ao empenho de todos os servidores que estão envolvidos com o processo e lembrou que os equipamentos voltados à educação são essenciais para o encantamento das crianças. “Será um espaço muito bem ocupado e utilizado pelos nossos educandos, de qualquer idade”, concluiu.

Assinatura de contratos – As reuniões entre a Prefeitura de Toledo e as empresas executar obras atendem a uma proposta da gestão de conversar com as prestadoras de serviços com o intuito de dar celeridade na execução dos projetos, bem como posicionar os contratados sobre trâmites e demais orientações, visando mitigar problemas no decorrer do prazo para conclusão dos trabalhos. Participam secretários e servidores municipais das pastas envolvidas, além de representantes da Secretaria de Administração e do Controle Interno.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.