Paranaenses aprovam nova estrutura de Paranaguá e proximidade com cruzeiros
A estreia do Paraná na rota de cruzeiros teve aprovação imediata de quem acompanhou o embarque e a chegada do MSC Lirica na sexta-feira (1) em Paranaguá.
A estreia do Paraná na rota de cruzeiros teve aprovação imediata de quem acompanhou o embarque e a chegada do MSC Lirica na sexta-feira (1) em Paranaguá. Até então, com o Paraná fora da rota, os paranaenses precisavam se deslocar para outros estados para realizar uma viagem internacional no mar. Agora, a saída pelo Porto de Paranaguá significa menos gastos e mais agilidade, além de abrir as portas do Paraná a estrangeiros.
“Eu estava acompanhando direto as notícias e comprei a passagem no dia que saiu a novidade. Pra mim ficou bem pertinho e de fácil acesso”, afirmou Margarete Bazia, primeira passageira a chegar no local do check-in na sexta, em frente à igreja da cidade. Ela mora na Região Metropolitana de Curitiba e a viagem até o Litoral de carro durou pouco mais de uma hora.
Professora aposentada, ela vai viajar com uma amiga. “O outro cruzeiro que eu fiz saía de Santos e foi mais complicado porque eu tive que pegar avião. Hoje foi rapidinho. Acordei e pouco tempo depois já peguei o navio”, destacou.
Aparecida Freitas Ribeiro também comemorou a proximidade com a nova atração. Ela, as três filhas, o genro e o neto estão sempre viajando e também embarcaram no novo cruzeiro. “Decidimos ver como é porque a gente mora pertinho, em São José dos Pinhais, e antes tinha que ir até Santos ou outro lugar para fazer uma viagem assim”, destacou.
A professora aposentada Rosalina Moreno de Carvalho, de Curitiba, vai viajar de navio pela quinta vez. Ela também comemorou a novidade. “Todas as outras vezes eu tive que sair do Paraná. Agora foi bem rápido. Se tiver mais nos próximos anos vou de volta”, afirmou.
A escala do MSC Lirica no Paraná também aproximou Regiane Santos Doroinko do filho Cristiano, de 26 anos, que trabalha no navio como artista do teatro, uma das atrações ofertadas aos turistas. Ela viajou com a filha de dois anos de idade de Curitiba a Paranaguá para matar a saudade. “Fazia sete meses que não o via e agora ele vai ficar mais um ano fora. Com o navio parando aqui perto de casa consegui vir dar um abraço nele”, contou.
NOVIDADE – Vários turistas, muitos deles internacionais, desembarcaram em Paranaguá na sexta-feira, e outros 299 passageiros embarcaram para o seu cruzeiro no porto. Vindo da Europa, o navio já passou por outros portos da costa brasileira antes de chegar em Paranaguá. Ele segue para Itajaí, em Santa Catarina; Punta del Este, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina; retornando na sequência a Paranaguá.
As paradas do MSC Lirica vão acontecer todas as sextas-feiras. Os turistas poderão embarcar nos próximos dias 8, 15, 22 e 29 de dezembro, 5, 12, 19, e 26 de janeiro, 2, 9, 16 e 22 de fevereiro e 1º e 8 de março. As duas primeiras passagens do navio por Paranaguá, no entanto, já estão com as vagas esgotadas. O navio tem capacidade para 2.648 passageiros e conta com 721 tripulantes. São 988 cabines no total. A embarcação pesa 65 mil toneladas, com 274,9 metros de comprimento, 28,8 metros de largura e 54 metros de altura.
Para o check-in e o check-out foi montada uma estrutura pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, em um investimento de cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura e climatização. A montagem do local, no Complexo Turístico Dom Novak, no Rocio, assim como a praça Mario Roque, que recepciona os turistas em trânsito, contou com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, do Viaje Paraná e da Prefeitura de Paranaguá.
Da AEN
CURITIBA