Paraná combate a violência doméstica: iniciativa alcança 15 mil homens no estado
Estimated reading time: 3 minutos
O projeto da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) que tem foco na conscientização e na prevenção da violência doméstica já impactou mais de 15 mil homens no Estado. Desde que as ações foram iniciadas, em 1º de agosto de 2024, o De Homem para Homem já realizou 135 palestras sobre o tema, todas voltadas exclusivamente ao público masculino.
Nesta terça-feira (19), servidores da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Petrobras, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, fizeram parte da plateia. O evento contou com 150 trabalhadores presenciais e foi transmitido online para colaboradores da Petrobras em todo o país.
As palestras, conduzidas por delegados e policiais, têm o objetivo de criar um ambiente acolhedor, onde os participantes possam discutir o tema sem constrangimentos e esclarecer dúvidas.
“Criamos um espaço de diálogo aberto, em que os homens podem refletir sobre suas relações e aprender a prevenir a violência doméstica. Com 135 palestras realizadas e mais de 15 mil homens alcançados, reforçamos nosso compromisso com o enfrentamento à violência em todo o Estado”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.
Os encontros incluem a exibição de vídeos com depoimentos de familiares de vítimas e de condenados por feminicídio, evidenciando o impacto social e familiar da violência contra a mulher.
O projeto De Homem para Homem integra o programa Mulher Segura Paraná, que atua na prevenção de crimes contra mulheres e no suporte às vítimas. Desde o lançamento, em abril deste ano, a iniciativa já alcançou 35.790 pessoas em 272 eventos realizados no Estado.
EVENTO NA REPAR – Promovida pela Sesp em parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a ação na Repar reforçou o compromisso com a educação e a prevenção. “Endossamos essa iniciativa porque ela faz parte de uma política pública voltada ao combate à violência doméstica”, afirmou o comandante do 17º BPM, major Giuliano de Freitas.
“Nossa meta é conscientizar o público masculino sobre a violência doméstica, inibir potenciais agressores e estimular uma mudança de comportamento, indo do campo da agressão ao campo da proteção”, disse o tenente Francimar de Moraes Zamierowski, comandante interino da 2ª Companhia do 17º BPM e palestrante do evento.
AEN