Paraná articula grupo de criadores de Brangus
Criadores de Brangus do Paraná estão articulando a criação de um grupo de fomento e estímulo à raça na região. A ideia é organizar eventos e incentivar o uso da genética nos rebanhos. A proposição surgiu durante a primeira edição do Radar Brangus, encontro realizado nesta terça-feira (6/2) durante a programação do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). “Nosso propósito é fazer a escuta dos criadores em diferentes regiões. Este é só o primeiro Radar que realizaremos em 2024, mas já tivemos importantes resultados”, pontuou o executivo da Associação Brasileira de Brangus (ABB), Roberto Grecellé. A programação foi seguida de confraternização e degustação de cortes premium no estande da raça.
Na agenda da Brangus para o ano, está a participação em diversas exposições no país. O projeto Radar Brangus também terá edições na Expobrangus, em Uruguaiana (RS), na Expogrande, em Campo Grande (MS) e na Expointer, em Esteio (RS).
Durante a agenda na Coopavel, a ABB também apresentou aos criadores seus novos projetos em andamento. Entre as novidades está o avanço da avaliação genômica dos rebanhos e a implementação do Brangus+, projeto de melhoramento que cruza dados de diversos sistemas de registro e melhoramento e oferece aos branguistas dados precisos de seus animais. “O Brangus+ é um passo importante no melhoramento da raça no Brasil. É uma ferramenta potente de avanço genético de nossos rebanhos”, salientou a coordenadora de projetos técnicos da associação, Ândrea Plotzki Reis.
A Associação Brasileira de Brangus participa da Coopavel com estande e exposição de 20 animais de cinco criatórios, incluindo exemplares de argola e rústicos. “Temos uma participação de um gado de excelência de criatórios paranaenses que são muito relevantes para a raça”, frisou o presidente da ABB, Cacaio Osório, que acompanhou a agenda em Cascavel.