Papa aceita renúncia de dom Adelar Baruffi da Arquidiocese de Cascavel
O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel. O bispo enfrenta um problema de saúde e estava afastado de suas funções. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento ao prelado.
Em seu lugar o Dicastério dos Bispos comunicou a decisão do Papa Francisco em nomear dom Paulo Antônio de Conto, bispo emérito da Diocese de Montenegro (RS), como administrador apostólico da Arquidiocese de Cascavel.
Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel, seguirá em suas funções Dom Adelar Baruffi, agora bispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, seguirá residindo na casa episcopal.
A CNBB emitiu uma nota de agradecimento a dom Adelar Baruffi. Lei abaixo na íntegra:
Estimado irmão no episcopado, dom Adelar Baruffi,
Após a acolhida da sua renúncia pelo Santo Padre, nós da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestamos nossa gratidão a Deus e, ao senhor, pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação como bispo da arquidiocese de Cascavel-PR.
Ao longo de seu pastoreio, soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza.
Receba o nosso agradecimento por tanta entrega em favor do serviço a Deus e a seu povo. Com as palavras da antífona de entrada desta sexta semana do Tempo Comum, renovamos juntos nossa confiança Naquele que em tudo nos conduz: “Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais”.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB