Pacto de enfrentamento a violência contra a mulher é tema de encontro em Maringá
Por meio da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Toledo marcou presença no encontro do Fórum Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres, realizado nas dependências da Prefeitura de Maringá nesta quinta e sexta-feira (3 e 4). A elaboração do “Pacto Regional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher” foi o ponto central do evento, que foi organizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do município-sede.
Antes disso, temas importantes como impactos da pandemia, desigualdade social, falta de representatividade, poder político de mulheres e transversalidade das políticas públicas estiveram em debate na forma de palestras, dinâmicas de grupo e debates que contaram com o auxílio da facilitadora Aparecida Gonçalves, ex-titular da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, também compareceu à abertura dos trabalhos.
Toledo foi representada na discussão destes temas pela titular (Jennifer Thays Chagas Teixeira) e pela coordenadora de Políticas para Mulheres (Aline Katucia Back Turmina) da SMDH, que estavam acompanhadas de lideranças de todas as regiões do estado. Além da “Cidade Canção” e da “Capital Paranaense do Agronegócio”, também estavam representados outros 11 municípios do estado: Altamira do Paraná, Apucarana, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Londrina, Mangueirinha, Pitanga e Turvo.
Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Maringá, Terezinha Pereira, o encontro promoveu troca de experiências, alinhamento das reivindicações e articulação política para políticas de empoderamento feminino e prevenção da violência contra a mulher. “Construímos uma pauta única no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres para a apresentarmos ao governador Ratinho Junior de forma que as políticas públicas para este público estejam no orçamento e sejam política de estado”, destaca.
Titular da SMDH, Jennifer avalia como positiva a participação de Toledo neste evento, pois ampliou os horizontes sobre temas que fazem parte do dia a dia de um dos segmentos atendidos pela pasta. “Foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre a importância de fortalecer a aplicação das legislações específicas sobre os direitos das mulheres, como as leis Maria da Penha, de combate ao feminicídio, e as referentes à gestão pública. Também aproveitamos para abordar questões relacionadas ao empoderamento feminino e à organização do planejamento e gestão pública de políticas para mulheres, que prevê muitos avanços pela frente”, relata.
Fonte: Prefeitura de Toledo