Ovos de Páscoa: pesquisa de preços do Procon aponta variação de até 62,52%

A inflação tem alterado os preços de muitos produtos nos supermercados e não tem sido diferente com os chocolates para a Páscoa deste ano. Faltando pouco mais de dez dias para o feriado, o setor ‘cruza os dedos’ e deseja que o cliente não se assuste com o aumento em relação ao ano anterior e elas foram enfraquecidas pelas restrições sanitárias e consequências econômicas da pandemia em 2020 e 2021. Na última segunda-feira (4), o Procon de Toledo divulgou o resultado da pesquisa de preços de Ovos de Páscoa realizada no comércio local no dia 1º de abril.

De acordo com a coordenadora do Procon de Toledo Janice Finkler, a pesquisa foi realizada em nove empresas e apurou o preço de 81 ovos de Páscoa de sete marcas diferentes. Ela recorda que a última pesquisa de ovos de páscoa foi realizada em 2019. Naquele ano, foram pesquisados 86 ovos de cinco marcas diferentes. “A pesquisa tem como finalidade auxiliar a comunidade na compra dos produtos, pois com a pesquisa em mãos fica mais fácil planejar as compras”, afirma Janice.

A pesquisa de 2022 mostra que um mesmo produto pode apresentar diferenças significativas de preço. Janice cita como exemplo o ovo Baton Buttons, de 172g, da marca Garoto. Ele apresentou a maior variação de preço, sendo de 62,52%, onde o menor preço encontrado foi R$ 39,99 e o maior R$ 64,99, ou seja, uma diferença de R$ 25,00. Em 2019, a maior variação foi no ovo Lacta Bis meio a meio de 318g, com uma variação de 87,02% (menor preço 29,89, maior preço 55,90, diferença de R$26,00).

ECONOMIA – A coordenadora do Procon afirma que para garantir a economia, o consumidor pode utilizar a pesquisa e fazer uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considerar a relação entre o peso e o preço do item a ser adquirido. “Na hora da compra, o consumidor deve ficar atento as informações do produto como prazo de validade, composição e peso líquido”.

Janice explica que todas as cinco marcas de chocolate diminuíram os modelos de ovos, por exemplo, a Garoto possuía 18 tipos de ovos de páscoa em 2019 e são apenas oito tipos. “Neste ano, foram inclusas duas marcas novas na pesquisa a Cacau Show e a Tokmix. Mesmo com essa inclusão de duas marcas novas, o total de ovos pesquisados foi de 68”.

A coordenadora do Procon menciona que com relação a valores, independentemente de marca e de peso, no ano de 2019 tinha um preço médio de R$ 39,54, já para 2022 a média subiu para R$ 59,25. “A pesquisa mostra que a diferença de preços de um mesmo produto pode ser bem significativa. No produto que apresentou a maior variação desse ano, a economia é de R$ 25,00. Com esse valor, havendo necessidade, o consumidor consegue comprar mais um ovo de páscoa como o Ovo Tortuguita Confeitos de 120g da Arcor”.

Outro valor pontuado pela coordenadora do Procon é a análise da descrição do ovo de chocolate. “Ela também deve ser observada, principalmente do peso na hora de avaliar o custo/benefício. As etiquetas dos supermercados trazem o valor do kg dos produtos, o que facilita muito nessa análise. Tem produto que chega a custar R$ 549,90”.

CUIDADO – Outro fator mencionado pela coordenadora do Procon de Toledo Janice Finkler é que muitos ovos de Páscoa são comercializados com brinquedos e é fundamental que na embalagem esteja estampada a seguinte frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

Ela explica que o brinde deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro. “O Selo Inmetro é a garantia que houve avaliação e testes e que o produto está em condições seguras para ser comercializado, não expondo o usuário a riscos desnecessários”. Os consumidores podem acessar na integra a pesquisa de 2022 na página do Procon no site do Município (https://www.toledo.pr.gov.br/pagina/procon).

Da Redação

TOLEDO

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