Ovo: alimento que beneficia a saúde desde criança

Ele é um ingrediente que integra muitas receitas; em suas diversas maneiras de consumo, o ovo é rico nutrientes e tem vitaminas que ajudam a potencializar a imunidade. Especialistas apontam que esse alimento também ajuda a desenvolver o cérebro das crianças.

“Entre as indicações e as contraindicações, não tem algum tipo de alergia relacionada ao ovo, a dica é consumir”, aponta a nutricionista, Deise Baldo. “O ovo é um alimento rico em vitaminas como A, D, E e do complexo B. Ou seja, cheiro de benefícios para que seja consumido”.

A nutricionista destaca que após o bebê completar seis meses de idade, no processo de iniciação alimentar, o ovo pode fazer parte da introdução. Ela comenta que na primeira vez que ele ofertado para criança é importante que os pais ou responsáveis estejam atentos em relação a algum sintoma de alergia.

“A dica é ofertar ao bebê na forma de papa, com o tempo e o desenvolvimento alternar essa oferta. Quando a criança conhece novas texturas vai desenvolvendo o paladar, entrando na alimentação familiar e conhecendo os hábitos”, aponta.

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ – Segundo a nutricionista, o consumo de ovo traz benefícios também no que refere ao desenvolvimento do cérebro do bebê. Ela aponta que diversos estudos apontam o alimento como uma excelente fonte de proteína e apresenta em sua composição um composto de nutrientes, como vitaminas do complexo B, vitamina B12, vitaminas lipossolúveis A, D,E,K, além de minerais (ferro, selênio, zinco, magnésio), zeaxantina, carotenoides luteína, entre outros nutrientes.

“É interessante como as vitaminas do complexo B trabalham de maneira conjunta em reações bioquímicas para a produção de energia. Avaliando os processos, a tiamina atua como uma coenzima na ação do fornecimento de energia, na produção de aminoácidos, além disso, atua na síntese de acetilcolina. Sobre a colina, se trata da matéria prima que compõe a produção de acetilcolina – um neurotransmissor ligado à transmissão do impulso nervoso, a coordenação e ao movimento”, cita ao acrescentar que a colina tem função cerebral relacionada ligada a memória.

DESEMPENHO COGNITIVO – Outro ponto positivo em relação ao consumo de ovo apontado por Deise está voltado ao desenvolvimento cognitivo. A profissional destaca que a colina está presente desde o início, pois possui relevância na vida intrauterina, no ato do fechamento do tubo neural e na formação de hipocampo relacionado à memória. Com o nascimento, a colina atua no desenvolvimento cerebral nos primeiros anos de vida, fator que pode ter relação ao melhor desempenho cognitivo ao longo da vida.

OSSO CORTICAL – “Existem pesquisa que apontam resultados favoráveis em relação ao consumo do ovo ao osso cortical em crianças saudáveis. Claro, que o ovo, tão pouco qualquer outros alimento sozinho é responsável pelo ‘milagre da saúde’. Os bons resultados envolvem boas práticas alimentares, a atividade física realizada de maneira constante, uma vida com hábitos saudáveis”, reforça a nutricionista.

CONSUMO RECOMENDADO – Deise destaca que nenhum excesso faz bem, por isso, a alimentação deve ser balanceada e essa prática deve ser iniciada desde a infância. “O consumo de proteína varia de acordo com cada faixa etária. Cada um tem a necessidade de consumo diário. Consumir e ofertar para as crianças todos os dias, mesmo que preparado de formas diferentes pode acabar ‘carregando’ o cardápio. Vale intercalar para que toda a vez ele seja apreciado. Ovo é alimento de verdade, é de fácil acesso e preparo e merece espaço no cardápio, desde que não tenha nenhuma contraindicação”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.