Ovinocultura mais uma vez será destaque no Show Rural
A Associação Paranaense de Criadores de Ovinos (Ovinopar), com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), se prepara para apresentar o que há de melhor na ovinocultura durante evento da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, a Coopavel. O 36° Show Rural Coopavel ocorrerá de 5 a 9 de fevereiro no Parque Tecnológico da Cooperativa, em Cascavel, no Paraná.
O propósito principal do Show Rural Coopavel é difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, tornando a produção de alimentos no mundo cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental. A organização do evento projeta R$ 5,5 bilhões em negócios e expectativa de 500 mil visitantes. O Show Rural dará início também ao Ranking 2024 de julgamentos da Ovinopar, e, desta forma, a Coopavel mais uma vez proporcionará aos criadores de ovinos apresentarem seus animais para comercialização visando também a possibilidade de aquisição de um material genético de ponta, com foco no melhoramento dos rebanhos dos associados da Cooperativa.
O presidente da Ovinopar, Jorge Augusto Szczypior, ressalta que este será o terceiro ano de participação dos criadores de ovinos do Paraná no Show Rural Coopavel. O dirigente adianta que participarão da feira em torno de dez raças ovinas e suas derivadas. Entre elas estão Dorper, White Dorper, Texel, Ile de France, Poll Dorset, Suffolk, Texel Naturalmente Colorido (NC), Ile de France NC, Santa Inês, Hampshire Down e East Friesian. Estas raças serão apresentadas por cerca de 20 criadores, incluindo alguns dos mais destacados e renomados do Paraná.
Sobre os desafios e oportunidades para o setor de ovinocultura paranaense, Jorge Augusto Szczypior ressalta a importância das feiras de um modo geral. “As feiras contribuem muito para a ovinocultura, permitindo contato com entidades governamentais e demonstrando um trabalho na busca da formação da cadeia produtiva, o que também tem melhorado as parcerias com órgãos como Sebrae, Instituto do Desenvolvimento Rural e Sindicatos.”
Para o futuro, a Ovinopar estabeleceu metas de continuidade nas atividades do Ranking de Julgamentos Paranaense, fortalecimento das parcerias com entidades governamentais e busca por fomento para a formação da cadeia produtiva. “Sabemos dos pontos negativos que não contribuem com o crescimento da ovinocultura, mas precisamos superar”, conclui Szczypior.
Texto: Artur Chagas/AgroEffective