Ouvidoria de Toledo teve mais de seis mil cadastros em 2021; trabalho receberá melhorias
Iluminação pública, poda e retirada de árvores, fiscalização de obras e maus-tratos de animais são as principais demandas solicitadas pela população para a Ouvidoria de Toledo entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. Em 2021, o departamento registrou 6.644 protocolos, sendo que deste total, em média 70% foi respondido, porém não significa que aconteceu o atendimento, pois alguns casos exigiam planejamento ou a realização de orçamento para a execução da atividade.
No Município, a Ouvidoria tem por finalidade intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, desenvolvendo a qualidade da comunicação entre eles promovendo a colaboração mútua para o município.
A coordenadora de canais de ouvidoria, Adriane Wobeto, explica que o departamento acolhe as solicitações e são formuladas manifestações subsidiando as Secretarias com informações importantes para constante melhorias dos serviços e da gestão. “A ouvidoria recebe a demanda e busca soluções nos setores responsáveis para tomar providências em seus devidos setores”.
ATENDIMENTO – O relatório produzido pela Ouvidoria descreve de maneira sintetizadas as atividades desenvolvidas pela Ouvidoria, referente ao ano de 2021, de atendimento ao público, de tratamento e encaminhamento das demandas apresentadas. “Quando iniciamos os protocolos no ano passado, eles eram registrados por Secretaria, porém nem sempre o cidadão tem conhecimento que determinado serviço é executado por ‘x’ ou ‘y’ pasta. Então, a equipe decidiu colocar o nome do serviço, o que facilitou para a sociedade”, comenta Adriane.
Ela enfatiza que o manifestante registra a demanda do problema em determinado assunto, como lixo orgânico que não foi coletado; mato alto em lotes baldios, enfim, o cidadão pode escolher a sua demanda. “A mudança agilizou o atendimento, porque a demanda é encaminhada direto para o setor e não para a Secretaria”.
Em Toledo, em 2021, as principais demandas do Município foram iluminação pública; poda ou retirada de árvores, pois foram registrados alguns episódios de uma condição climática ruim no ano passado. “O que aumentou a demanda de atendimento neste setor”, afirma Adriane ao complementar que fiscalização de obras e maus-tratos de animais também foram solicitações da sociedade.
A maioria dos cadastros na Ouvidoria tiveram origem no WhatsApp (33,7%). Na sequência, aparece o registro por telefone com 11,5%; site eOuve com 9,1%; aplicativo eOuve com 8,8%; presencial com 7,3% e email 0,1%.
Dos cadastros realizados pela população, 79,6% foi alguma solicitação entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. Além disso, 9,2% foram denúncias; 8,8% reclamações; 1,2% informação e 1,1% sugestão.
A maioria das solicitações é realizada pelo público feminino, totalizando 38% e 35,7% não optou por não informar qual o seu sexo.
CONHECIMENTO – Adriane explica que a equipe observou que os problemas existiram no ano passado, porém o conhecimento da existência da Ouvidora e a forma de manifestação do usuário também ampliaram. Ela pontua que as pessoas, em outros anos, faziam o registro por ligação telefônica ou de maneira presencial na Prefeitura de Toledo. Atualmente, o canal 156 é o mais procurado pela população. “Outros canais melhoraram o atendimento, como o eOuve que é um aplicativo”.
Segundo a coordenadora, uma das dificuldades da Ouvidoria ainda é referente ao atendimento tempestivo. “São muitas as demandas em um período curto, porém esse quesito deve ser analisado neste ano e estratégias serão estabelecidas”.
Ela salienta que com o passar do tempo, as pessoas aprendem a buscar meios de formalizar ou de representar aquilo que buscam. “Antes as pessoas reclamavam e não informavam e o Poder Público precisa desse feedback da sociedade. Reformularemos o setor para buscarmos a resposta tempestiva e outra maneira de resolver os problemas, sugerindo ou executando trabalhos em cada Secretaria para que as demandas diminuam”.
Adriane enfatiza que a Ouvidoria de Toledo demonstra a sua atuação exercendo o canal de comunicação entre a população e a administração, recebendo reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios e direcionando aos departamentos responsáveis. “Salientamos que todas as providências adotadas pela administração referente às ocorrências, entraram no cronograma de trabalho, entre elas, as imediatas e outras de acordo com o cronograma de cada departamento”.
Da Redação