Outono típico: queda nas temperaturas devem marcar a semana

A semana começou com temperaturas mais amenas no Oeste. O clima deve ficar ainda mais típico do outono na quinta-feira (20). Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a máxima deve ser 19ºC e a mínima chegar a 11ºC; já na sexta-feira (21) – feriado de Tira Dentes –  as temperaturas não devem ultrapassar os 22ºC e a mínima de 11ºC.

“O fim de abril e o início de maio marcam um período de transição do outono, ou seja, podem ocorrer mudanças e estamos propício as frentes frias e temperaturas mais baixas”, explica a meteorologista do Simepar, Lidia Mota. “A região do extremo sul do Estado tem mais indicativo de geada – nada fora do normal neste período – contudo, como vivemos este fase de transição também pode acontecer em outras regiões”.

Lidia pontuou que pancadas de chuva seguiram ocorrendo sobre diversas regiões do Paraná. Ela relatou que no noroeste do Estado, os eventos estiveram acompanhados também de raios, principalmente a partir da divisa com Mato Grosso do Sul.

OUTONO TÍPICO – De acordo com o Simepar, o cenário climático global indica dissipação do fenômeno La Niña e ausência de El Niño. Porém, as águas do Oceano Atlântico Sudeste permanecem ligeiramente mais quentes do que o normal. As manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação.

O outono prevê variações bruscas, situações típicas da estação. Alguns dias serão muito frios, intercalados com períodos aprazíveis e geada nas áreas mais altas das regiões Sul, Sudoeste, Centro Sul, Campos Gerais e Metropolitana de Curitiba. O regime de chuvas acompanhará a normal climatológica em todas as regiões, com distribuição irregular. Estão previstos períodos de vários dias consecutivos de tempo seco – os chamados veranicos – e nevoeiros.

MAIO: MÊS CHUVOSO – No Paraná, o outono caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, causada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do sul para o norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica. Aumenta o intervalo entre as chuvas, associado à passagem de frentes frias. Os maiores volumes ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste. Os menores são registrados no Norte.

As massas de ar frio e seco, ao longo da estação, provenientes da Antártica ou do sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, causando queda das temperaturas. Os valores médios mais baixos costumam ocorrer na Região Metropolitana de Curitiba, no Centro e no Sul.

ALERTA GEADA – Entre em operação, na primeira semana de maio, o serviço Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar. São divulgadas as previsões de geadas e recomendações para proteção dos viveiros e lavouras cafeeiras recém-plantadas. Os informes abrangem todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade de geada: fraca, moderada ou forte. As mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, com antecedência de 72, 48 e 24 horas.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do Simepar

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.