Orientação para o sucesso: ter motivação no esporte é essencial para os resultados

Estar em movimento é uma necessidade para manter o corpo e a mente saudáveis. A prática esportiva sempre que colocada no pódio da vida exige determinação, disciplina, comprometimento e a luta constante por motivação, isso envolve adultos e crianças, afinal, o que muda é a habilidade, a destreza e o desejo.

Segundo a psicóloga, Laura Carolina Sisti, explica que a motivação nada mais é que nosso motivo para a ação. “Não é sinônimo de desejo, nem algo que acontece espontaneamente. Pelo contrário, é um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta. Tal processo depende tanto de fatores pessoais intrínsecos (expectativas, motivos, necessidades, interesses) quanto ambientais extrínsecos (influências sociais, tarefas atraentes, desafios e facilidades/dificuldades)”.

Laura destaca que, geralmente, as motivações das crianças mais novas ao aderirem esportes são: sentir emoções positivas; divertir-se, aprender novas habilidades; fazer e manter amizades. Ela acrescenta que a criança mais velha ou adolescente pode começar a desenvolver outras motivações mais voltadas ao esporte de rendimento.

“Quando falamos de esporte de rendimento (o que inclui competições e busca por performance) entende-se que cada pessoa possui duas tendências motivacionais: a tendência de procurar sucesso e a tendência de evitar fracasso. A motivação em procurar sucesso é definida como o desejo de vivenciar orgulho e satisfação na realização de tarefas, enquanto a motivação em evitar fracasso é definida como o medo de experimentar vergonha e humilhação”, aponta.

Na análise da profissional, de maneira geral, pessoas orientadas para o sucesso (ou seja, que colocam mais atenção e importância na possibilidade do sucesso do que na possibilidade do fracasso) gostam de demonstrar e avaliar suas capacidades e não se preocupam com resultados negativos. Por outro lado, pessoas orientadas para o fracasso já tendem a se preocuparem bastante com os resultados e as consequências negativas.

‘FASES’ DA MOTIVAÇÃO – “O desafio aqui está justamente em ajustar, na medida do possível, a orientação motivacional das crianças esportistas, pois é muito mais saudável que a motivação esteja em obter sucesso (o sucesso é subjetivo, pode significar por exemplo: melhorar a capacidade esportiva, divertir-se com amigos, até ganhar uma competição) do que em evitar o fracasso, pois este causa em sua maioria emoções ‘negativas’. Porém, esse movimento não é tão simples”, declara.

O tipo de perfil motivacional, de acordo com a psicóloga, contém várias outras variáveis como orientação para o sucesso: autoconceito positivo; metas realistas; motivação intrínseca; análise adequada de resultados; auto reforço positivo; segurança no comportamento; orientação para normas individuais (compara seus resultados com seus próprios resultados anteriores); autodeterminação; autocontrole.

Já a orientação para o fracasso envolve o autoconceito negativo; metas irrealistas; motivação extrínseca; análise inadequada de resultados; auto reforço negativo; insegurança no comportamento; orientação para normas sociais (compara seus resultados com os resultados de outras pessoas); falta de autodeterminação e controle externo.

TRANSFORMAÇÃO – “Todas essas variáveis interferem na probabilidade de uma pessoa ter um resultado esportivo de excelência e podem ser trabalhadas com um acompanhamento psicológico de qualidade. O objetivo é melhorar as capacidades pessoais, transformar a motivação extrínseca em intrínseca e a orientação ao fracasso em uma orientação ao sucesso”, conclui.

Da Redação

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