Oficinas das 2ª Festa Literária de Toledo (Flit) estão com inscrições abertas
A exemplo do que ocorreu na primeira edição, em 2022, a Festa Literária de Toledo (Flit) oferecerá neste ano oficinas literárias para públicos diversificados. Além de contratar oficineiros da área da literatura com o foco para a formação docente, a Secretaria Municipal da Cultural, a fim de ampliar o leque de possibilidades, também firmou parcerias com projetos de extensão desenvolvidos em instituições de ensino superior, caso do curso de graduação em Letras da Faculdade Assis Gurgacz (FAG/Toledo) e dos cursos de pós-graduação em Letras e de graduação em Filosofia (via Programa de Educação Tutorial [PET]), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – câmpus Cascavel e Toledo, respectivamente.
A ideia, segundo a secretária da Cultura e curadora da 2ª Flit, Rosselane Liz Giordani, é oferecer atividades de qualidade para o público frequentador da Festa Literária de Toledo por meio do importante apoio de pesquisadores e professores da área literária e filosófica. Interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente via formulário eletrônico em links que constam na seção “Festivais” do Portal da Cultura (www.toledo.pr.gov.br/portais/cultura/festivais).
Nomes consagrados da literatura nacional, como Danilo Furlan (Maringá) e Karen Debertoles (Londrina), estão na lista oficineiros convidados. Confira abaixo o cronograma e mais detalhes de cada atividade:
6/10 – SEXTA-FEIRA
19h45 às 21h45 – Colégio Estadual Senador Atílio Fontana (Vila Pioneira)
Oficina: “As veias abertas da América Latina – Eduardo Galeano – e diálogos intertextuais”
Horário: 19h45 às 21h15
Público-alvo: alunos do colégio
Resumo: Tomando como base a obra literária-histórica do escritor uruguaio Eduardo Galeano, publicada em 1971, esta oficina visa problematizar, seguindo a metodologia ativa dialógica (de troca e debate), os processos que marcaram a construção histórico-social na constituição da sociedade da América Latina, identificando padrões nas relações entre os povos para consigo e com os seus vizinhos territoriais, como a Guerra do Paraguai, que carrega elementos de memória coletiva dos povos latino-americanos. Em uma interlocução, os participantes analisarão o modo como as instituições do saber trabalham, apresentando os conceitos de colonialismo e integração regional entre os povos latino-americanos, bem como a dependência estrutural no plano econômico. A ênfase da oficina é resgatar, por meio da obra de Galeano, o viés histórico no que tange à memória de nosso povo, enfatizando a resistência dos nativos e a luta contra a colonização e os impactos que essa produz na contemporaneidade.
Oficineiros: Andreia Piechontcoski Uribe Opazo (discente do curso de Pós-Graduação em Letras da Unioeste/Cascavel) e Luiz Henrique de Mello e Silva (professor da Secretaria de Estado da Educação)
8/10 – DOMINGO
10h às 13h – Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Oficina: “A Poesia em Cores: Expressão Criativa”
Público-alvo: público em geral, principalmente alunos do Ensino Médio (50 vagas disponíveis e é necessário se inscrever via formulário Google Forms: https://forms.gle/u7YKzewf4fBfjrz8A )
Resumo: A oficina convida os participantes a se conectarem com suas crianças interiores criativas, mergulhando na jornada de dar vida às suas memórias por meio da poesia e das cores. Inspirados pela leitura de algumas poesias do livro “O Universo Imaginário e Fazer Poético de Helena Kolody”, escrito e ilustrado pelo poeta e professor Antonio Donizeti da Cruz, esse encontro busca ser um estímulo para expandir nossa percepção, explorando o poder terapêutico da escrita e da expressão artística literária através das cores. Nesta jornada criativa, os participantes serão encorajados a redescobrir a infância colorida revivendo as memórias da infância, quando as cores eram tão importantes quanto as palavras, e trazer à tona a liberdade e a expressão da criativa.
Oficineiras: Professoras Jocimar Berteli e Lays Maynara Fenilli (Pós-graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)
9/10 – SEGUNDA-FEIRA
13h10 às 16h10 – Colégio Estadual Novo Horizonte (Jardim Coopagro)
Oficina: “Poesia em Jogo: Despertando a criatividade através da Poesia“
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio
Resumo: A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço para que os participantes, através de jogos combinatórios, expressem a criatividade poética e por meio de recursos lúdicos sejam incentivados a experimentar a escrita e leitura de poemas. A oficina é aberta a todas as pessoas que se interesse por poesia e queira explorar sua criatividade de poética.
Oficineiras: Neilde Silva de França e Priscila Andressa Crepaldi Venturim (discentes do curso de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)
15h às 17h30 – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Oficina: “Técnicas de Haikai”
Público-alvo: Principalmente para alunos do ensino médio
Oficineira: Lucrécia Welter (escritora, presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT)
19h30 às 21h30 – Colégio Estadual Germano Rohden (Vila Paulista)
Oficina: “Ideias e rabiscos: técnicas criativas para exercitar a escrita”
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio, principalmente os da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo: Você já travou na hora de escrever? Ou percebeu que as ideias fazem mais sentido na sua cabeça do que no papel? Nesse minicurso, vamos conversar sobre processos criativos e técnicas para revelar o escritor que existe em você. A escrita é para todo mundo e, por meio de exercícios, você pode encontrar a forma de liberar a criatividade que combina mais com você.
Oficineira: Leticia Barros Soares (discente do curso de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste/Cascavel)
19h30 às 22h30 – Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Oficina: Oficina de Escrita Criativa
Público-alvo: público em geral mediante inscrição via formulário eletrônico no link: https://forms.gle/3cionbqPPphQsjVLA
Resumo: Na atividade, a ministrante irá apresentar técnicas de escrita criativa perpassando por gêneros literários.
Oficineira: Karen Debértolis (escritora e jornalista que conquistou diversas premiações ao longo dos anos, como uma menção honrosa no Concurso Helena Kollody em 2008, o prêmio Revelações do jornal literário Nicolau (Secretaria de Estado da Cultura) em 1994, bem como o prêmio Trem das Onze em 2011. É autora de “Calidoscópio” (prosa), “Guardados” (poesia), “A estalagem das almas” (prosa), “Prosa de palavras” (prosa). Também gravou o CD de poesia “A mulher das palavras”. Atualmente produz e apresenta o programa “Contracapa – Literatura&Arte”, na Rádio Web Alma Londrina.
10/10 – TERÇA-FEIRA
13h30 às 15h – Anfiteatro do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen)
Oficina: “Literatura infantil africana e práticas brincantes”
Público-alvo: Alunos do Curso Técnico em Magistério (PREMEN) – Formação docente
Resumo: Pretende-se explorar técnicas corporais, gestuais e orais para o trabalho com literatura infantil, dando ênfase a narrativas e práticas culturais de povos africanos e afro-brasileiros
Oficineiro: Ney Arboleya (professor do Curso de Letras da FAG/Toledo)
13h30 às 15h30 – Colégio Estadual Jardim Porto Alegre
Oficina: “Na rede dos versos: a poesia nas redes sociais”
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio
Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com a poesia no contexto das mídias sociais. Explorando as novas configurações do gênero e as temáticas da contemporaneidade, com enfoque nas questões sociais e nas mudanças culturais da última década, ilustradas e motivadas na/por poesia, como o feminismo, valorização da cultura negra e movimento LGBTQIA+.
Oficineira: Jeciely Ildefonso de Oliveira (discente do curso de Pós-Graduação em Letras da Unioeste Cascavel)
16h30 às 18h15 – Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes/Santa Clara IV)
Oficina: “Versos, sons, ritmos, Brasil” – Sessão I
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio
Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com o gênero lírico, a poesia e a música, tendo como aporte os ritmos e instrumentos rítmicos de percussão. Propositalmente, objetiva-se desenvolver o senso rítmico e o prazer de ouvir, despertando a concentração, atenção e autodisciplina, e, executar um instrumento musical. Por meio da musicalização, desenvolver a sensibilidade, pois o corpo fala. Portanto, o corpo, a voz humana, as mãos, os pés se traduzem como instrumentos comunicativos musicais.
Oficineiro: Wagner Souza (professor da Unioeste/Cascavel)
18h30 às 20h – Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes/Santa Clara IV)
Público-alvo: Integrantes de grupos de capoeira
Resumo: Neste minicurso pretende-se trabalhar com o gênero lírico, a poesia e a música, tendo como aporte os ritmos e instrumentos rítmicos de percussão. Propositalmente, objetiva-se desenvolver o senso rítmico e o prazer de ouvir, despertando a concentração, atenção e autodisciplina, e, executar um instrumento musical. Por meio da musicalização, desenvolver a sensibilidade, pois o corpo fala. Portanto, o corpo, a voz humana, as mãos, os pés se traduzem como instrumentos comunicativos musicais.
Oficineiro: Wagner Souza (professor da Unioeste/Cascavel)
11/10 – QUARTA-FEIRA
15h30 às 17h – Piso superior da Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio
Oficina de leitura filosófica: “Onde estão as filósofas?”
Resumo: A ideia central da oficina didática de filosofia é de apresentar a questão da ausência das mulheres no cânone clássico da filosofia, dialogando acerca das razões para esse possível “apagamento” das filósofas da história da Filosofia. De forma lúdica e de modo a propor a integração e reflexão dos participantes, a oficina buscará apresentar alguns exemplos de mulheres filósofas de diferentes épocas e suas contribuições para a história do pensamento filosófico.
Oficineiros: Integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Filosofia da UNIOESTE Toledo, sob supervisão das professora Nelsi Kistemacher Welter
12/10 – QUINTA-FEIRA
9h às 12h – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Oficina: Confecção de bonecos para contação de histórias
Público-alvo: professores(as) da rede municipal de ensino e da Secretaria Municipal da Cultura – Link para inscrição no Google Forms: https://forms.gle/gTdS2BwNcw7nJMJs6
Resumo: Nesta oficina os participantes aprenderão a confeccionar bonecos utilizados em contações de histórias.
Oficineiro: Danilo Furlan [Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), bonequeiro, contador de histórias, escritor e diretor da Cia. Manipulando Teatro de Animação. Atuou em mais de 20 espetáculos como manipulador de bonecos e contador de histórias. Sua carreira teve início em 1997 e já o levou a participar de festivais importantes, como o Filo (Londrina), o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba e a Feira do Livro de Porto Alegre. Como contador de histórias, participou de projetos como: Feira do Livro – Folia Literária do Paraná – Sesc Paranavaí; Feira do Livro – Folia Literária do Paraná – Sesc Umuarama, Maringá, Guarapuava e Campo Mourão; Biblioteca Cidadã da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; Semana Literária Sesc Maringá (2010); Semana Literária Sesc Ponta Grossa, Festival de Teatro de Bonecos de Maringá (Festebom), entre outros].
14h30 às 18h – Biblioteca Pública Municipal de Toledo (Centro Cultural Oscar Silva)
Público-alvo: professores/as da rede municipal de educação e da Secretaria Municipal da Cultura – Link para inscrição no Google Forms: https://forms.gle/gTdS2BwNcw7nJMJs6
Oficina: Contação de histórias
Resumo: Nesta oficina, Danilo Furlan ensinará importantes técnicas de contações de histórias utilizando os bonecos confeccionados na oficina aplicada anteriormente.
Oficineiro: Danilo Furlan (currículo já mencionado no item anterior).
Da Prefeitura de Toledo