OAB de Toledo realiza evento “Eleições na Era Digital”

A tecnologia está transformando a economia mundial, os sistemas produtivos e até mesmo o cotidiano das pessoas, muitas vezes sendo contestada pelos mais variados interesses. Prova disso são as urnas eletrônicas, que colocaram o Brasil na liderança da modernização e agilização do processo eleitoral e das apurações das decisões do eleitorado em todo o mundo. A implantação do sistema aconteceu ao longo das décadas de 1980 e 1990, com a progressiva informatização do sistema eleitoral brasileiro.

Diante de contestações sofridas pelo sistema, mesmo que infundadas e injustificadas, vêm sendo adotadas novas regras para regular essa nova realidade e dar transparência aos pleitos. Com esses objetivos, a Comissão de Direito Eleitoral e a Comissão de Direito Digital da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Toledo, realizam o evento “Eleições na era digital”, no dia 14 de setembro de 2022, quarta-feira, às 19hs, no auditório da sede da Subseção local da instituição, na Rua Dra. Zilda Arns Neumann, 999, no Jardim Tocantins, em Toledo

Conforme especialistas, a criação da urna eletrônica já estava prevista no Código Eleitoral de 1932, mas seu desenvolvimento só aconteceu de fato a partir de 1995. A primeira utilização do equipamento no Brasil ocorreu nas eleições municipais de 1996, quando 57 cidades utilizaram as urnas. A urna eletrônica foi implantada em todas as cidades brasileiras nas eleições do ano de 2000.

Na verdade, toda a sociedade brasileira e mundial vem passando por grande revolução digital, com a internet e as redes sociais cada vez mais alterando e dominando as formas de comunicação. Consequentemente, esta nova era impacta as eleições, até porque os pleitos envolvem interesses ideológicos, sociais, intelectuais e até econômicos, dividindo partidos, candidatos e grupos políticos na disputa pelo poder, o que precisa ser debatido e melhor esclarecido à toda a população.

PALESTRAS E PALESTRANTES

– Palestra sobre “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e eleições”. Palestrante: Marilda Silveira, advogada, mestre e doutora em Direito Público pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de Coordenadora Regional de Transparência Eleitoral, professora de Direito Administrativo e Eleitoral, pesquisadora do CEDAU e Observatório Eleitoral e integrante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE), Instituto Brasileiro de Segurança Jurídica (IBSEJUR) e Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

– Palestra: “Propaganda Eleitoral da Era Digital”. Palestrante: Guilherme Gonçalves, advogado, professor de Direito Eleitoral, membro fundador da ABRADEP, ex-presidente e membro fundador do IPRADE e membro do IBRADE.

– Palestra: “Sistemas eleitorais”. Palestrante: Ruy Fonsatti Junior, advogado, especialista em Direito Eleitoral, membro da ABRADEP e IPRADE e presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Subseção de Toledo.

– Palestra: Direito Digital e Eleições”. Palestrante: Bruno Schmidt, advogado, especialista em Direito Digital e LGPD e presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Subseção de Toledo.

         Durante o evento, será disponibilizado coffe-break aos participantes a partir das 18h30, será emitido certificado de participação de quatro horas e as inscrições dos interessados somente poderão ser realizadas pela plataforma digital Sympla, ao custo de 30 reais por pessoa.

Da Assessoria

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.