NRE recebe profissionais para atuarem em um novo projeto nas escolas
O ano letivo na Rede Estadual de Educação vai começar no dia 5 de fevereiro. Até lá, o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) prepara uma série de atividades. Nesta semana, os novos profissionais que passaram em concurso ou PSS são recepcionados e tomam posse dos cargos. Para o ano de 2024, a Secretaria de Estado da Educação prepara ainda uma novidade.
O chefe do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Guimarães, conta que na segunda-feira (15) e terça-feira (16), foram recepcionados 57 novos professores que atuarão nos 16 municípios de abrangência do Núcleo. A partir da próxima segunda-feira (22) será realizada a distribuição das aulas.
Ainda nesta semana, na quarta-feira (17), acontece a recepção dos psicólogos e assistentes sociais. Esses profissionais irão atuar em um novo projeto implantado pela Secretaria Estadual da Educação que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado nas escolas da rede.
PROJETO – O projeto denominado ‘Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica’, vai focar no desenvolvimento de protocolos e metodologias pedagógicas, promoção de diálogos e escuta profissional para promover espaços educacionais mais seguros e inclusivos por meio da orientação, acompanhamento e prevenção à violência e situações de conflito nas escolas.
O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebe nove psicólogos e quatro assistentes sociais. “Não é um trabalho de atendimento clínico, mas de orientação. Esses profissionais irão conversar com a equipe gestora da escola no sentido de fazer os encaminhamentos que são considerados mais conflitantes”, explica Guimarães.
Até o ano de 2022, o NRE de Toledo tinha uma parceria com Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para desempenhar um trabalho semelhante. A partir deste ano, a Secretaria de Estado da Educação assume a função. “É um programa novo que começa a funcionar no Estado do Paraná. Esses profissionais estarão no Núcleo em contato com as escolas e realizando reuniões pontuais”.
ATUAÇÃO – O chefe do Núcleo enfatiza que esse novo projeto é muito positivo e que vai trabalhar com os conflitos velados dentro da escola, como o bullyng e abusos. “O trabalho desses profissionais será no sentido de identificar esses casos de violência velada e tomar as providencias. As crianças e adolescentes que vão para a escola em situação de violência não conseguem aprender tudo que é transmitido. Com o trabalho desses profissionais e as orientações, esse aluno terá mais tranquilidade para absorver o contudo transmitido”.
Ele esclarece que a expectativa para iniciar esse novo projeto é grande. “Isso é justamente o apoio que a escola tanto precisa. Vai atender também o aluno com dificuldade de aprendizagem e relacionamento de forma geral. Nós temos o departamento de Educação Especial, mas esses profissionais vem para fazer um trabalho em conjunto com os demais”, finaliza Guimarães.
Da Redação
TOLEDO