NRE recebe profissionais para atuarem em um novo projeto nas escolas

O ano letivo na Rede Estadual de Educação vai começar no dia 5 de fevereiro. Até lá, o Núcleo Regional de Educação de Toledo (NRE) prepara uma série de atividades. Nesta semana, os novos profissionais que passaram em concurso ou PSS são recepcionados e tomam posse dos cargos. Para o ano de 2024, a Secretaria de Estado da Educação prepara ainda uma novidade.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Guimarães, conta que na segunda-feira (15) e terça-feira (16), foram recepcionados 57 novos professores que atuarão nos 16 municípios de abrangência do Núcleo. A partir da próxima segunda-feira (22) será realizada a distribuição das aulas.

Ainda nesta semana, na quarta-feira (17), acontece a recepção dos psicólogos e assistentes sociais. Esses profissionais irão atuar em um novo projeto implantado pela Secretaria Estadual da Educação que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado nas escolas da rede.

PROJETO – O projeto denominado ‘Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica’, vai focar no desenvolvimento de protocolos e metodologias pedagógicas, promoção de diálogos e escuta profissional para promover espaços educacionais mais seguros e inclusivos por meio da orientação, acompanhamento e prevenção à violência e situações de conflito nas escolas.

O Núcleo Regional de Educação de Toledo recebe nove psicólogos e quatro assistentes sociais. “Não é um trabalho de atendimento clínico, mas de orientação. Esses profissionais irão conversar com a equipe gestora da escola no sentido de fazer os encaminhamentos que são considerados mais conflitantes”, explica Guimarães.

Até o ano de 2022, o NRE de Toledo tinha uma parceria com Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para desempenhar um trabalho semelhante. A partir deste ano, a Secretaria de Estado da Educação assume a função. “É um programa novo que começa a funcionar no Estado do Paraná. Esses profissionais estarão no Núcleo em contato com as escolas e realizando reuniões pontuais”.

ATUAÇÃO – O chefe do Núcleo enfatiza que esse novo projeto é muito positivo e que vai trabalhar com os conflitos velados dentro da escola, como o bullyng e abusos. “O trabalho desses profissionais será no sentido de identificar esses casos de violência velada e tomar as providencias. As crianças e adolescentes que vão para a escola em situação de violência não conseguem aprender tudo que é transmitido. Com o trabalho desses profissionais e as orientações, esse aluno terá mais tranquilidade para absorver o contudo transmitido”.

Ele esclarece que a expectativa para iniciar esse novo projeto é grande. “Isso é justamente o apoio que a escola tanto precisa. Vai atender também o aluno com dificuldade de aprendizagem e relacionamento de forma geral. Nós temos o departamento de Educação Especial, mas esses profissionais vem para fazer um trabalho em conjunto com os demais”, finaliza Guimarães.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.