Novos talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões brilham em prova neste domingo (29)

Os mais novos talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões brilharam no TH3 Tri Sprint e Super Sprint, neste domingo (29). Angelina Carvalho, caçula da Seleção Escolinha, e integrantes do grupo de pré-alto rendimento conquistaram sete pódios em Matinhos, no Paraná. A prova foi mais uma etapa de preparação focada nos principais desafios nacionais do ano.

O tempo frio e chuvoso não foi um problema para os triatletas mirins da Escolinha, na prova realizada na praia de Caiobá, em Matinhos. Única representante da Seleção Escolinha de Triathlon no TH3, Angelina Carvalho foi a campeã geral no Sprint Feminino. Formou uma dobradinha com Ana Carolina Licheski, do pré-alto rendimento, vice-campeã geral na distância.

Entre os meninos, o destaque ficou com Caio César de Almeida Arantes, quinto colocado geral no Sprint masculino. “Ele já vem se destacando há um tempo na corrida e no pedal, e evoluiu um pouquinho na natação. Hoje, fez uma excelente prova”, apontou o professor Hélcio Kricky.

Cécil Oliveira, Cristiano Teodoro Walkowic e Kalel Freire também foram ao pódio, na categoria 13 a 19 anos, respectivamente com o segundo, terceiro e quinto lugar. Já na distância Super Sprint, Miguel Mazorca foi o vice-campeão.

“Sempre existem pontos a serem melhorados, mas foi um desempenho bem satisfatório, visto que usamos a prova como preparação para o Campeonato Paranaense, o Sul-Brasileiro e o Brasileiro Infantil”, analisou Hélcio Kricky. “A base está muito forte, com renovação de nomes. É interessante fazer com que os atletas da base, que estão buscando o seu espaço, “incomodem” os do alto rendimento. Dessa forma, todos evoluem.”

Resultados do pré-alto rendimento

Sprint Feminino Geral
1- Angelina Carvalho Silva
2- Ana Carolina Licheski

Sprint Masculino Geral
5- Caio César de Almeida Arantes

Sprint Masculino 13 a 19 anos
2- Cécil Eduardo Meirelles Oliveira
3- Cristiano Teodoro Ferreira Walkowicz
5- Kalel Alexandrino Freire

Super Sprint Masculino Geral
2- Miguel Mazorca

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira,contempla  cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

A unidade do Colégio da Polícia Militar do Paraná foi a primeira a ser criada, e é pioneira na formação de triatletas. Hoje, atende mais de 80 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon e apoio do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Rede Condor.

Da Assessoria

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.