Chegada de novos ônibus marca nova fase do transporte coletivo de Toledo

As ruas e avenidas da Capital Paranaense do Agronegócio ganharam novas cores nos últimos dias. Desde o fim de setembro estão circulando os novos ônibus da Viação Sorriso de Toledo, concessionária do transporte coletivo urbano que renovou o vínculo com a administração municipal em abril.

Até o momento, 23 dos 28 veículos novos adquiridos pela empresa já estão sendo utilizados – os outros 5 encontram-se na cidade e aguardam emplacamento. Além da cor diferente (azul e cinza, contrastando com o tradicional vermelho e cinza), estes carros disponibilizam recursos que oferecem um salto de qualidade em termos de conforto, acessibilidade, tecnologia e segurança.

Todos estes veículos têm elevador e espaço reservado para cadeira de rodas, ar-condicionado, sinal wi-fi, câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, entrada USB para carregamento de celulares ou outros dispositivos móveis, estrutura para pagamento eletrônico da tarifa (incluindo roleta com contagem eletrônica), bancos com revestimento de alto padrão, GPS que possibilita acompanhamento do trajeto em tempo real pelo aplicativo “Busão na Mão – Toledo”, e informativos em LED nas partes interna e externa. “Estes veículos assinalam o início de uma nova fase no transporte coletivo urbano de Toledo, um salto de qualidade que fará Toledo oferecer, em breve, o melhor serviço do Brasil com a menor tarifa do Paraná”, destaca o prefeito Beto Lunitti.

De acordo com o gerente-geral da Viação Sorriso de Toledo, Daniel Kopicz, a renovação da frota e a disponibilidade destes recursos constam no contrato de concessão. “Entre as tecnologias embarcadas está a telemetria, com controle em tempo real de diversos parâmetros operacionais. São informações acompanhadas em tempo real pela empresa e compartilhadas com a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que pode acionar a Guarda Municipal em casos mais urgentes”, explica.

Foto: Jose Augusto Seide

Daniel pontua que a renovação da frota terá continuidade nos próximos anos. “Existe a obrigação contratual de que a idade média dos nossos veículos seja de cinco anos, com tempo máximo de circulação de 10 anos. Entregues estas 28 unidades zero quilômetro, vamos iniciar um processo gradual de troca dos outros 17 carros que operam o transporte coletivo urbano, o que deve levar entre dois a três anos”, explica. “Neste novo contrato temos um desafio, que é o mesmo enfrentado por outras cidades do Brasil, que entregar um serviço essencial, de grande qualidade, com nível de excelência suficiente para convencer as pessoas a deixarem o veículo próprio em casa e fazerem seus deslocamentos com transporte coletivo, o que também é uma questão de responsabilidade socioambiental.. As cláusulas da concessão caminham nesta direção, permitindo oferecer ainda mais confiável para a população”, analisa o gerente-geral.

TOLEDO

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