Nova Santa Rosa deve se tornar município modelo em sustentabilidade

O Programa “Nova Santa Rosa Sustentável” foi apresentado, na noite da última terça-feira (28), para a população local. Durante a reunião, que aconteceu no auditório da Associação Comercial de Nova Santa Rosa (Acinsar), foi apresentada uma proposta para resolução de problemas relacionados à destinação de dejetos, carcaças e demais resíduos, seja da criação de suínos, bovinos e aves, bem como outros resíduos de carga orgânica.

No encontro, também foi exibido o projeto básico da proposta de tecnologia alemã, pela qual poderá ser instalado em Nova Santa Rosa até quatro usinas digestoras.

A expectativa é que com o biogás produzido haverá geração de energia elétrica e ainda, de subprodutos, como fertilizante líquido e sólido, que auxiliarão na redução do custo de produção.

Conforme informações, pela grande quantidade de dejetos disponíveis em Nova Santa Rosa, existe a possibilidade de o município ter autossuficiência energética, se tornando assim, um município modelo em sustentabilidade. Assim, todos que tiverem interesse no assunto, podem participar da reunião.

ENCAMINHAMENTOS – O técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Kleber Adriano Ribeiro, avalia a reunião como produtiva e afirma que um grupo de trabalho, composto por produtores, agricultores e empresários interessados, foi criado. Ele explica que o grupo será responsável por organizar e coordenar a construção da Cooperativa. “Os membros deverão se reunir em datas preestabelecidas para tratar da efetivação do estatuto para formar a Cooperativa. Além disso, o estatuto e a diretoria também deverá ser definida”, afirma Ribeiro ao complementar que a Prefeitura apoia o programa e tem interesse neste assunto.

O técnico agrícola menciona que a proposta é dar uma solução mais efetiva e ampla ao resíduo produzido em Nova Santa Rosa. “É uma preocupação da Prefeitura e, por isso, o apoio técnico, pois auxiliamos na mobilização das pessoas, na parte técnica, logística e informação”.

O grupo estabeleceu um cronograma de trabalho e a expectativa é estabelecer a diretoria ainda em janeiro de 2022. “Os participantes desejam vencer essa parte burocrática até meados de junho e, posteriormente, dialogar com a Copel sobre a possibilidade de incluir as áreas no sistema elétrico da Companhia. A comunidade está engajada e mobilizada”.

O ano de 2022 iniciará com plantas solares sendo instaladas, com uma nova Cooperativa sendo formada, informações e dados sobre potencial planilhados, estudos e pré-projetos e solicitações de acesso serão realizados durante o ano, cumprindo os prazos do marco regulatório.

CONTRATOS – Além disso, empresários da Alemanha estarão em Nova Santa Rosa e Toledo, em janeiro do próximo ano, para assinatura de contratos com empresários locais e regionais para transferência de projetos industriais para fabricação de equipamentos para plantas de biogás. Essa ação faz parte da continuidade do Termo de Cooperação assinado em 14 de janeiro de 2020 no Biopark entre Governo do Paraná, Toledo, Me Le Biogas GMBH e o Ministro da Economia de Mecklenburg-Vorpommern) é um dos 16 estados federais (Länder) da Alemanha, no nordeste do país.

Da Redação*

NOVA SANTA ROSA

*Com informações da Assessoria

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.