Nos acréscimos, Flamengo derrota o Bahia e assume a liderança do Brasileirão
O Flamengo venceu o Bahia na noite desta quinta-feira (20), por 2 a 1, no Maracanã, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo com muitas oportunidades para ambos os lados, o Rubro-Negro levou a melhor e assumiu a liderança da competição. Os gols da partida foram marcados por Gerson e David Luiz para o Flamengo, e Everaldo para o Bahia.
O Bahia continua com o tabu de não vencer no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro há 10 anos. Apesar de ter perdido a partida para o Flamengo, os dois times fizeram um grande jogo no Rio de Janeiro. Com certeza, uma das melhores exibições desta edição do Brasileirão.
PRIMEIRO TEMPO
O Flamengo teve um breve momento de pressão no início da partida, mas não demorou até que o Bahia começasse a criar um volume maior de chances, especialmente pelas ofensivas pelo lado direito, com destaque para Gilberto. O time baiano passou a controlar a posse de bola no Maracanã e impôs dificuldades no meio-campo. Curiosamente, foi nesse momento do jogo que Gerson abriu o placar, com assistência do aniversariante Pedro.
Pouco mais de dez minutos depois, a equipe comandada por Rogério Ceni empatou com um golaço: Kanu deu um belo passe para Jean Lucas, que encontrou Everaldo, superando a marcação de Ayrton Lucas. Em seguida, a melhor chance do jogo surgiu com Cebolinha, que finalizou para fora após a bola tocar em seu braço.
Foi um primeiro tempo de muito equilíbrio no Maracanã. O Bahia teve mais posse de bola, enquanto o Flamengo teve mais finalizações.
SEGUNDO TEMPO
O Flamengo voltou para o segundo tempo com mudanças: Cebolinha sentiu um incômodo no quadril direito e foi substituído por Bruno Henrique. O início da segunda etapa foi mais morno em comparação com o primeiro tempo. Até os 10 minutos, as equipes estavam tímidas, procurando uma oportunidade para uma bola infiltrada.
A equipe do Flamengo decidiu fazer outra substituição antes dos 20 minutos, e isso foi crucial para o desempenho do time da casa. Gabi trouxe mais dinamismo ao ataque e passou a pressionar o time baiano. O Flamengo passou a controlar o jogo e ditar o ritmo da partida, Gerson e Bruno Henrique foram os jogadores mais acionados durante o momento de controle.
Nos momentos finais, o Rubro-Negro dominou a partida, exercendo uma pressão total nos últimos 10 minutos. A equipe chegou a ter um pênalti contestado pela torcida, mas o árbitro da partida não consultou o VAR. O Flamengo continuou pressionando, e Wesley, pressionado por dois jogadores, sofreu uma falta na linha de fundo. Gerson cobrou a falta na área, David Luiz subiu para cabecear e, nos acréscimos, colocou o Flamengo novamente à frente no Maracanã! O gol colocou o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro!
AGENDA
O Flamengo enfrenta o Fluminense no próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela décima primeira rodada do Brasileiro. Enquanto o Bahia entra em campo com o Cruzeiro, no domingo, também pelo mesmo horário, na Arena Fonte Nova.