NBB promove ação social com Basquete Mineiro e Associação Mais Acessível (AMA)
11 atletas do NBB marcaram presença em ação com Basquete Mineiro e Associação Mais Acessível (AMA), dois projetos de basquete em Belo Horizonte (MG), sede do Jogo das Estrelas 2023
Nesta quarta-feira (15/03) de semana de Jogo das Estrelas, o Novo Basquete Brasil (NBB) promoveu uma ação social com duas instituições de Belo Horizonte (MG): o Basquete Mineiro, que comporta um time de basquete com jovens carentes e jovens com deficiência intelectual, e a Associação Mais Acessível (AMA), time de basquete de cadeirantes, ambas apoiadas pelo clube Olympico. A ação contou com a participação de 11 atletas do NBB, entre eles Maique, Onwenu e Thomas do Corinthians, Buffat, Ruivo e Munford do Pinheiros, Vezaro, Alexey e Renan Lenz do 123 Minas, Gemadinha, do Brasília e Ruan, do Cerrado.
Em um primeiro momento, exercícios de passe e 2 contra 1 foram realizados com os atletas do NBB misturados entre os jovens do Basquete Mineiro logo após a chegada dos jogadores ao ginásio. Os meninos do projeto da cidade de Belo Horizonte mostraram-se bem à vontade com os astros e houve até disputa de 1 contra 1.
Fernando Mineiro, ex-jogador, campeão do NBB e líder dos dois projetos visitados pelo NBB nos contou que o sucesso das duas instituições é a realização de um sonho de vida após a aposentadoria das quadras.
”É um prazer. Esse projeto se chama Basquete Mineiro e fui o fundador com muito orgulho. Comecei a 5 anos atrás a fazer um basquete de inclusão, um basquete para crianças carentes e para crianças com deficiência intelectual. Estou conseguindo realizar um sonho meu, pois quando parei de jogar profissionalmente, coloquei em mente que iria ajudar quem precisava com o esporte. Estamos em busca de realizar um projeto de Lei de Incentivo Federal, então agradeço de antemão à Liga pela ação social e aos jogadores, pois eles realizaram sonhos da criançada e mostraram que eles também vieram de projetos sociais. Esse tipo de evento só engrandece a Liga Nacional de Basquete.”, afirmou Fernando Mineiro.
No segundo momento da atividade, os jogadores do NBB confraternizaram com os atletas cadeirantes e fizeram exercícios de bandeja na cadeira de rodas junto com os mesmos. Após o treino, Daniel Onwenu e Davauanta Thomas se dividiram nos times e jogaram, na cadeira de rodas, basquete com os integrantes do projeto.
”Jogo basquete desde os 12 anos de idade aqui na associação. Hoje estou com 39 anos de idade, sonho em estar na Seleção Brasileira, mas sentimos dificuldade por não termos patrocínio. A experiência foi extremamente gratificante, eles viram a dificuldade que temos dentro da quadra, imagine no dia a dia. Espero que aconteça mais vezes, pois eles sempre podem vir nos prestigiar dessa forma”, comentou Daniel, atleta do time da AMA.
Eliseu Ferreira da Silva, primeiro atleta nascido em Minas Gerais a disputar uma paralímpiada (Seul, Coréia do Sul, 1988) e técnico do time dos cadeirantes, também destacou a importância da ação:
”Para nós, é muito importante receber nossos atletas do NBB porque dá uma visibilidade para o nosso esporte. Só costumamos ver nossos astros pela TV e tê-los aqui pessoalmente, aceitando nosso convite, visitando nossa quadra, sentando na nossa cadeira é muito gratificante, não havia acontecido antes, é a primeira vez que acontece com a gente e estou muito feliz e agradecido a todos os atletas do NBB. Espero que o basquete brasileiro, tanto olímpico como o de cadeira de rodas, estejam cada vez melhor.”, afirmou Eliseu.
A ação promovida pelo NBB reforça o compromisso do basquete brasileiro com a responsabilidade social e a inclusão. O esporte é uma ferramenta fundamental para transformar vidas e impactar positivamente a sociedade. com isso, Fernando Mineiro finalizou o evento com agradecimentos:
”Foi simplesmente sensacional. Toda vez que qualquer pessoa vem jogar aqui, eles gostam demais, principalmente quando o andante senta na cadeira e joga como eles. Eles dão muito valor e ficam gratos. Foi um dia inesquecível para os nossos atletas, para o Olympico Club e para a AMA, pois não é todo dia que recebemos atletas de nível nacional e internacional. Só tenho a agradecer à visita da Liga Nacional de Basquete em nome da AMA e do Olympico Club”, completou Fernando.
Confira a programação oficial do Jogo das Estrelas 2023
Quinta-feira (16 de março)
9h – Café com as Estrelas (Coletiva de imprensa com os capitães e técnicos) – Salão de Festas do Minas I
15h – Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” -Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Sexta-feira (17 de março)
9h – Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário” – Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
17h30 – Abertura dos portões para o Jogo das Estrelas
19h – Jogo das Estrelas – Desafios Individuais (Habilidades Penalty, Três pontos Sportsbet.io e Enterradas iSPORTiSTiCS) – Transmissão ao vivo na ESPN, Youtube do NBB e Sportv.
Sábado (18 de março)
13h30 – Abertura dos portões
15h – Jogo das Estrelas do NBB – Semifinais e final – Transmissão ao vivo na Cultura, ESPN, Youtube do NBB e Sportv.
Venda de Ingressos: Eventim
Venda de Uniformes oficiais JDE: Penalty
Mais informações: Hotsite Jogo das Estrelas 2023
Liga Nacional de Basquete