Nas férias: hábito da leitura deve ser mantido

Ler é viajar. Ler é conhecer novas culturas. Ler é estar em universos paralelos. Ler edifica qualquer um, mas para as crianças ela é mais que especial. A leitura permite aflorar a imaginação, faz com que os pequenos ‘entrem’ na história, além de elevar o conhecimento e enriquecer o vocabulário.

“O período de férias é para sair da rotina no sentido de programação de atividades, por exemplo, ir para a escola de manhã, ter curso nas segundas e quartas, práticas esportivas nas terças e quintas, enfim, dar aquela pausa. Mas sempre reforço que também é um período para descobertas as quais podem acontecer através da leitura”, pontua a pedagoga aposentada Ineida Gebauer.

O período de férias, segundo Ineida, deve também ser aproveitado para promover momentos de leitura. “A maioria das crianças e adolescentes não se interessam por livros nas férias. Contudo, a prática de estudar não deve ser esquecida. É sempre importante incentivar, mesmo nas férias e, especialmente, neste período de forma que seja mais didática e interativa”.

LER PARA OS PEQUENOS – Os bons hábitos passam de geração para geração. Ineida reforça que quando os pais cultivam a leitura para os filhos desde pequenos é mais fácil essa assimilação. Ela destaca que o vocabulário enriquece, a grafia das palavras fica mais evidente, os conceitos de interpretação são trabalhados, o conhecimento aumenta, entre outras vantagens que a leitura oferece. Além disso, o hábito de ler resulta em formadores de opinião.

“Vivemos em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais sobrecarregadas e atribuem o entretenimento e conhecimento as tecnologias devido à falta de tempo. É preciso rever alguns conceitos e não abandonar a leitura propriamente dita. Leia para você, leia para seu filho pequeno, incentive seu filho adolescente a ler. Ler é abertura de diversos universos”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.