Mutirão de limpeza mostra “herança” deixada por pescadores nas margens dos rios Iguaçu e Paraná
Equipe dos passeios Kattamaram II e Macuco Safari usou barco e caiaques para recolher muito lixo relacionado à pesca de barranca
O Kattamaram II e Macuco Safari participaram na manhã de segunda-feira (19) do mutirão de limpeza nas barrancas dos Rios Iguaçu e Paraná no trecho entre o Porto de Areia II e o Marco das Três Fronteiras. A ação integrada foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente de Foz e Marinha e recolheu no total cerca de duas toneladas de lixo.
A equipe dos passeios usou um barco flexboat de apoio e caiaques para retirada de lixo nas margens do Rio Iguaçu. Em menos de duas horas de trabalho foram recolhidos dezenas de quilos de dejetos, incluindo plásticos, garrafas de vidro, latas de alumínio, latas e roupas, na maioria das vezes, deixadas por pescadores nos finais de semana.
“Infelizmente as pessoas estão deixando seus lixos na beira dos rios. Temos de continuar e incentivar cada vez mais essas ações de limpeza para sensibilizar os pescadores da necessidade de descartarem corretamente o lixo ao fazerem suas pescarias. Para que não deixem o lixo na barranca dos rios de Foz do Iguaçu”, disse Jorge Pegoraro, consultor ambiental da empresa Macuco Safari.
O mutirão também foi integrado pela Capitania Fluvial do Rio Paraná – Marinha e Vital Engenharia, que atuaram no Iate Clube Cataratas, Iate Clube Maringá, Colônia de Pescadores Z-12 e base do Nepom Polícia Federal. Depois de recolhido o material foi encaminhado para o Aterro Sanitário para a ser feito o descarte correto.
Da Assessoria
Comentários estão fechados.