Município realiza plantio de 170 árvores em Pérola Independente e Maripá

Estabelecido pelo Plano Municipal de Arborização Urbana de Maripá, o planejamento para o plantio e manutenção de árvores é importante para que ocorram de maneira ordenada. Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), equipes realizaram o plantio de 170 árvores no distrito de Pérola Independente e na sede do município.

Deste total, 143 foram plantadas na rua Padre Anchieta e na Praça Tibiriçá do distrito. Outras 27 foram distribuídas entre ruas da sede e na Praça das Orquídeas. “Focamos em Pérola Independente nesta etapa do plantio, pois realizamos há pouco tempo um trabalho de remoção de árvores muito antigas, principalmente no acesso pelo trevo”, explica o engenheiro florestal, Max Roger Ludtke.

Entre as espécies plantadas estão a cerejeira japonesa, manacá da serra, jacarandá mimoso, quaresmeira roxa, brinco de índio e ipês roxo, amarelo e branco. Segundo o engenheiro, existem critérios para escolha de espécies adequadas para a área urbana, conforme estabelece o Plano Municipal de Arborização. “Levamos em consideração espécies que tenham raízes pivotantes, pois dependendo do tipo, pode danificar tubulações. Também se leva em conta o porte das árvores por conta da fiação elétrica e, ainda, a cor das flores e a época de floração”, explica o engenheiro.

De acordo com o prefeito Rodrigo Schanoski, um trabalho mais intensivo está sendo realizado desde abril, quando o temporal que atingiu a sede do município resultou na queda de cerca de cem árvores. “Fizemos um trabalho emergencial de poda em árvores com risco de queda e a substituição conforme o grau de risco. Depois disso, já realizamos o plantio e replantio de mais de 400 árvores. Este é um trabalho gradativo, que deve ser concluído de acordo com o cronograma que será estabelecido no plano de arborização”, destaca o prefeito.

Camila Angst

MARIPÁ

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.