Mudanças climáticas: Paraná prepara edição do Climathon 2023 em outubro
Evento global vai conectar academia, empresas e poder público em projetos locais e soluções sustentáveis no combate às mudanças climáticas
Representantes de 15 países estiveram reunidos nesta semana em Belém (PA), durante a Cúpula da Amazônia, para debater desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável da região. As mudanças climáticas impactam não somente no aumento do calor ou frio nas estações do ano, no nível de chuvas e ciclones, mas em todas as medidas de médio e longo prazo das nações no planejamento sócio econômico e sustentável – inclusive com riscos de dívidas e rebaixamento econômico.
No Paraná, representantes da academia, iniciativa privada e poder público estarão reunidos em 28 de outubro durante um hackathon de 12 horas para fomentar localmente o combate às mudanças climáticas. Curitiba será a única cidade do estado a participar do Climathon, evento global que ocorre simultaneamente em todo o mundo, envolvendo mais de 30 mil participantes e tendo realizado mil eventos desde 2015. É um programa do EIT Climate-KIC, comunidade de inovação e conhecimento para uma economia zero carbono, que conta com mais de 600 agentes.
O EIT Climate-KIc é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, que tem o objetivo de mostrar que uma economia sustentável e descarbonizada não é apenas necessária para evitar mudanças climáticas, mas apresenta uma riqueza de oportunidades para negócios e a sociedade.
Em parceria com o Impact Hub Curitiba, o Centro Universitário UniOpet é a instituição responsável por realizar a edição paranaense do Climathon. O hackathon vai estimular os participantes a desenvolverem soluções de combate às mudanças climáticas em projetos que atendam às necessidades locais. Entre os parceiros confirmados para o Climathon 2023 estão O Boticário, Renault, Condor e Bosch, além do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação de Curitiba. A programação do evento será divulgada em breve no site e nas redes sociais do UniOpet. Para participar, inscreva-se gratuitamente pelo site.
“O formato do Climathon oferece uma oportunidade rica para conectarmos academia, empresas e sociedade em torno de um propósito que permite explorar formas inovadoras de pensar. É uma forma de oferecer aos acadêmicos uma experiência única de imersão sobre pensamento inovador, priorização e exploração de novas ferramentas e metodologias, ajudando em sua construção profissional completa”, explica a professora Adriana Karam, reitora do UniOpet e presidente do Grupo Educacional Opet, que celebra 50 anos de atividades em 2023.
Além de reunir em um só espaço de networking líderes locais, empresas e autoridades públicas, o evento reforça a formação cidadã dos profissionais da instituição, dentro de áreas fundamentais como meio ambiente, sustentabilidade, governança e economia circular. “Os participantes unem forças com outros empreendedores, estudantes e desenvolvedores com ideias semelhantes. A sociedade ganha ideias e soluções para as mudanças climáticas que podem se tornar negócios reais”, detalha Raphaella Caçapava, head do OpetLab, hub de inovação que acelera carreiras e integra ações do UniOpet com o mercado.
Sobre o UniOpet
Fundada em 1973 pelo professor José Antonio Karam, falecido em 2020, a Opet surgiu com cursos livres e profissionalizantes, de curta duração, voltados para as necessidades do mercado. Quase 50 anos depois, profundamente ligado à Curitiba e ao Paraná, o Grupo Opet já formou mais de 200 mil alunos da educação básica à pós-graduação. Credenciado como faculdade em 1999, o UniOpet se tornou centro universitário em 2018 e, desde 2021, com a transferência do Colégio Opet para o Grupo UBEC, concentra os investimentos acadêmicos do grupo.
O Centro Universitário UniOpet tem a sua formação apoiada na experiência de 50 anos de ensino do Grupo Educacional Opet, cujo pioneirismo e espírito empreendedor no Paraná são características marcantes e fazem parte do seu DNA. Em dois campi (Centro Cívico e Rebouças), com 37 cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, e 33 cursos de pós-graduação, o trabalho do UniOpet é dedicado à formação de profissionais para o mercado de trabalho, indo além do ensino, com enfoque na empregabilidade de seus estudantes. Sua missão é oferecer a preparação para transformar o mundo, por meio de uma educação de qualidade, alinhada à realidade do mercado e atenta à prática profissional.
Da Assessoria André Nunes