Mostratec: Jovens Cientistas do Jardim Porto Alegre conquistam 5 prêmios

Incentivar a iniciação científica em escolas do Ensino Fundamental e possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos estudantes, oportunizando a produção e a socialização do conhecimento são alguns dos objetivos da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec-Liberato). O maior evento desse tipo na América Latina chegou a sua 39ª edição. A Feira aconteceu na semana passada, em Novo Hamburgo.

Projetos de jovens cientistas de 12 países e de 21 estados da Federação, entre eles, dos estudantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Ao todo foram apresentados 795 projetos. São jovens pesquisadores da Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

De acordo com a agente educacional Dionéia Schauren, que atua como orientadora e coordenadora do Clube de Ciências, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Dionéia menciona que o Clube de Ciências participou com 12 trabalhos, sendo um na categoria do 5º e 6º ano; quatro na categoria Fundamental (7º a 9º anos) e sete trabalhos na categoria do Ensino Médio. “Participar da maior Feira de Ciências da América Latina é uma experiência maravilhosa que só tem a agregar na vida desses jovens”.

POTENCIAL

A agente educacional salienta que os estudantes novamente se superaram. “As pesquisas são desenvolvidas com esforço e, muitas vezes, nem acreditamos no potencial do trabalho. Desta vez não foi diferente, os alunos nos surpreenderam com as premiações”.

Dionéia complementa que no Ensino Fundamental as chances são pequenas, porque o número de premiação é reduzido. “Não tem categorias e, por isso, a organização realiza somente a premiação geral. O primeiro lugar participa da Feira Mundial. Às vezes, o segundo ou o terceiro quando os demais não possuem idade ou apresentam alguma restrição. Desta vez, o primeiro colocado se enquadrou nos critérios”.

Ela acrescenta que no Ensino Médio existe premiação por categoria. Dionéia menciona que o nível de cada trabalho é elevado. “Algumas pesquisas são com investimento financeiro alto, protótipos, processo de patente, enfim. São os melhores trabalhos do Brasil e conseguir uma ótima colocação nessa Feira é algo realmente fantástico”.

Ela pondera que o Clube de Ciências recebeu cinco premiações. “Foi algo que nos deixou sem palavras. Como o Colégio é Ensino Integral, os alunos realizam os testes no período noturno”. Dionéia relata que os estudantes ainda participarão da Feira de Ciências de Toledo (Feci-Too); FIciências, em Foz do Iguaçu e Mostra Nacional, em Brasília. “Mais as feiras virtuais que acontecerão até o final do ano. Os estudos continuam e também a dedicação de cada aluno”.

Da Redação

TOLEDO

PRÊMIOS MOSTRATEC 2024

2º lugar geral – categoria Ensino Fundamental de 5º a 6º ano

Amanda Haab

2º lugar geral – categoria Ensino Fundamental de 7º a 9º ano

Eduardo Silva

Ensino Médio

4º lugar – categoria de Educação e Humanidades

Elias Tonial Correia

3º lugar – categoria em História e Ciências Sociais

Izabela Maria Belotto

2º lugar – categoria Engenharia Mecânica

Douglas Raixz

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.