Morre narrador esportivo Silvio Luiz aos 89 anos
O narrador esportivo Silvio Luiz, morreu, nesta quinta-feira (16), aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos. O locutor estava afastado dos microfones após sofrer um derrame enquanto narrava uma partida do Paulistão entre Palmeiras x Santos, pela Record. Ele chegou a retornar para casa, porém passou mal novamente e voltou a ser hospitalizado. Luiz estava internado na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio. No comunicado, o hospital informou que o narrador faleceu pela manhã, às 9h40.
Silvio Luiz era um dos locutores mais famosos do Brasil e ficou eternizado pelos bordões, “olho no lance”, “pelo amor dos meus filhinhos”, “pelas barbas do profeta”, “jogou a bola no meio do pagode” e pela maneira que narrava um gol, “foi foi foi foi foi foi ele”.
O locutor superou as barreiras do futebol real e é lembrado também pelos “players” do futebol virtual. Silvio Luiz foi a voz principal dos brasileiros no PES 2010 até o PES 2016.
VIDA E CARREIRA
Nascido em 14 de julho de 1934 em São Paulo, Silvio começou a se interessar pelo esporte ainda na infância, influenciado pela mãe, Elizabeth Darcy, uma das pioneiras na locução esportiva na Rádio Tupi. Sua carreira começou na Rádio São Paulo em 1952, onde fez locuções e participações em radionovelas. Depois, tornou-se repórter da Rádio Record.
Na televisão, sua jornada começou na antiga TV Paulista em 1952, onde se destacou como o primeiro repórter de campo da TV esportiva no Brasil. Em seguida, transferiu-se para a TV Record, formando a primeira equipe esportiva do canal.
Além de sua atuação como jornalista, Silvio Luiz também foi árbitro de futebol, formando-se na Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol em 1965. Ele atuou como árbitro até os anos 1970 e foi um dos assistentes na partida que inaugurou o Estádio do Morumbi, em janeiro de 1970.
Conhecido por sua irreverência e bordões memoráveis, Silvio Luiz deixou sua marca nas transmissões esportivas, tornando-as mais leves e divertidas. Ele também foi pioneiro ao protagonizar o primeiro palavrão na televisão brasileira durante uma entrevista em 1953.
Silvio Luiz narrou seis Copas do Mundo e nove Olimpíadas, além de apresentar programas esportivos em várias emissoras, incluindo Grupo Bandeirantes, Record, SBT e RedeTV!. Ele foi premiado diversas vezes, incluindo dois prêmios Aceesp e o Prêmio Comunique-se como melhor locutor esportivo.