Missão internacional apresentou grandes projetos do Paraná aos EUA e Portugal

Terminou nesta quarta-feira (17) a missão internacional de duas semanas do Governo do Paraná pelos Estados Unidos e Portugal. Liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a comitiva cumpriu agendas com autoridades públicas, empresários e lideranças dos dois países para apresentar os potenciais econômicos do Estado a investidores e parceiros comerciais, além de conhecer experiências de sucesso na área de inovação e tecnologia, que podem ser replicadas no Estado.

Ratinho Junior reassume o comando do Palácio Iguaçu nesta quinta-feira (18) o cargo de governador, ocupado interinamente pelo vice-governador Darci Piana desde a semana passada.

A viagem teve início em 8 de maio, nos Estados Unidos, onde a equipe esteve em Nova York e Washington em reuniões com representantes do Banco Mundial, Bank of America, International Development Finance Corporation (DFC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em busca de novas fontes de financiamento. O principal objetivo é viabilizar recursos para alavancar ainda mais o pacote de obras de infraestrutura e logística do Estado.

“O Paraná está na pauta global nos setores de energia renovável e agronegócio, como um celeiro de alimentos para o mundo. O Estado é visto internacionalmente com bons olhos pelos investidores que o enxergam como referência global”, disse o governador. “Temos muitas oportunidades não só na agroindústria, mas em serviços, na educação e tecnologia, e participar de encontros como esses é colocar o Paraná numa vitrine para novos investimentos”.

O foco do governador e da comitiva foi demonstrar às instituições financeiras os resultados da aplicação de mais de R$ 6 bilhões em infraestrutura nos últimos anos, em projetos como a revitalização da Orla de Matinhos, a pavimentação em concreto da PRC-280 e a duplicação da Rodovia dos Minérios. Ratinho Junior também expôs os planos de curto, médio e longo prazo, citando como exemplos a Ponte de Guaratuba e o Moegão do Porto de Paranaguá, além do pacote potencial de R$ 8 bilhões em obras através do Banco de Projetos elaborado pelo executivo.

Em outra frente de trabalho, a delegação também participou do LIDE Brazil Investment Forum 2023 e do Paraná Day, sediados em Nova York. Ao público, formado por lideranças empresariais do Brasil, Estados Unidos e de outros países, o governador falou sobre as oportunidades de investimento no Estado.

Ele enfatizou os dois primeiros leilões do novo pacote de concessão das rodovias paranaenses, que ocorrerão em agosto e setembro, as Parcerias Público-Privadas (PPP) na área de saneamento básico, em que a primeira concorrência está marcada para 10 de julho, e o projeto da Nova Ferroeste, cuja perspectiva é de ter o início do processo licitatório iniciado até o fim de 2023.

Durante os encontros, a equipe paranaense reforçou os diferenciais competitivos do Estado, como a privilegiada localização geográfica, a força da agroindústria, que continua em franco crescimento, e a alta taxa de mão de obra capacitada, fruto da melhor educação pública no ensino médio de acordo com Índice Nacional da Educação Básica (IDEB).

“Somos a ligação do Sul com o Sudeste, que é o maior mercado consumidor do País, e com o Centro-Oeste, que tem crescido muito, além de estarmos ao lado do Paraguai e da Argentina, o que torna a região muito atraente. O Paraná já tem uma grande infraestrutura, as maiores cooperativas da América e 35 mil indústrias, além de multinacionais”, disse Ratinho Junior.

“Historicamente, o Paraná sempre teve uma mão de obra qualificada e um povo que gosta de trabalhar. Por isso, nos colocamos à disposição dos empresários para que eles possam fazer investimentos e com isso ganhar dinheiro, pagar impostos e gerar empregos em nosso Estado”, acrescentou.

Ratinho Junior lembrou, ainda, o fato de o Paraná ser atualmente o estado mais sustentável do Brasil e uma referência no setor para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um fator cada vez mais relevante na tomada de decisão dos investidores.

PORTUGAL – A série de encontros com empresas, investidores e diplomatas iniciou com mais uma edição do Paraná Day, em Lisboa, encarado como uma oportunidade para ampliação das relações comerciais com o mercado português. “Temos uma relação de longa data com Portugal, que pode ser a porta de entrada para os produtos paranaenses na Europa. É um continente estratégico, que conta com uma população de mais de 746 milhões de pessoas, com um grande poder de compra”, ressaltou o governador.

Durante a agenda, Ratinho Junior também participou do anúncio da Azul Linhas aéreas que confirmou a criação de um voo direto ligando Curitiba à Montevidéu, capital do Uruguai. A nova operação de transporte deverá ser iniciado em junho, três vezes por semana, com capacidade para até 136 pessoas.

Em Lisboa, Ratinho Junior também visitou o embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, a quem ele defendeu a criação de um mercado comum de inovação entre Brasil e Portugal, tendo o Paraná como porta de entrada, uma vez que a Celepar já tem um escritório de representação em Lisboa. O Estado também estuda a participação em programas de intercâmbio com o país europeu em diversas áreas, como cultura, educação e ações de sustentabilidade.

Durante a semana, o governador visitou o Taguspark, maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, localizado na cidade de Oeiras, onde assinou um memorando de entendimento para replicar a ideia em Curitiba; e o Hub do Beato, que transformou uma antiga área industrial desativada no centro histórico de Lisboa em um espaço de convivência para startups.

Com o intuito de buscar ideias inovadoras para o setor de saúde, a delegação paranaense se reuniu com o ministro da Saúde de Portugal, Manuel Pizarro. O governador conheceu as plataformas tecnológicas desenvolvidas pelo governo português para otimizar o atendimento em saúde, principalmente na rede hospitalar e de medicação, cujo processo de digitalização começou há mais de uma década.

OUTRAS MISSÕES – Em março, Ratinho Junior também já havia liderado uma missão para o Japão e a Coreia do Sul, que teve como meta abrir novos mercados consumidores para a carne paranaense. A agenda internacional trouxe bons frutos para o Estado, com a confirmação de investimentos da multinacional japonesa Sumitomo Rubber e da empresa sul-coreana Phycoil Biotechnology.

Já o Paraná Day, com edições realizadas agora nos Estados Unidos e Portugal, segue uma programação iniciada pelo Governo do Estado em 2019. Nos últimos anos, também foram feitas edições do evento na Espanha e México, além do Paraná Business Experience, dentro dos mesmos moldes, promovido nos Emirados Árabes Unidos.

Da AEN

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