Microrregião 03 faz balanço das suas atividades durante reunião da Caciopar

O coordenador da Microrregião 03 da Caciopar, Cristiano Dall´Óglio Rocha, fez um balanço das atividades do grupo durante reunião da Coordenadoria, no último sábado (26), na Câmara de Vereadores de Mercedes.

As reuniões de presidentes, diretores e executivos das 12 associações comerciais e empresariais integradas são bimestrais, alternadamente aos encontros da Caciopar.

No início do atual exercício, o grupo fez a atualização do seu planejamento estratégico que, inclui, entre outros, a defesa de obras estruturais e de programas considerados importantes para o crescimento empresarial dos 12 municípios, informou Cristiano.

Dois assuntos estão entre os mais importantes da microrregião, principalmente devido à sua localização geográfica, vizinha ao lago de Itaipu e próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul. São eles: o marco temporal, que trata sobre a reivindicação de novas demarcações de terras por indígenas e a nova concessão do pedágio, já que a região é cortada pela BR-163, uma das principais artérias rodoviárias do Brasil.

O marco temporal está em debate no Congresso e é assunto também no STF, o Supremo Tribunal Federal. O tema foi tratado ainda, lembra Cristiano, no 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, organizado pela Caciopar, POD e Acic. Devido à sua importância e impactos segundo o que vier a ser decidido, ele é atentamente acompanhado pela Micro 03.

Quanto ao pedágio, a preocupação agora está no futuro leilão do Lote 6. A recente disputa do Lote 01, que teve a participação de apenas duas empresas e é um dos mais cobiçados de todos no Paraná, serve de alerta aos demais, principalmente àqueles não considerados tão atraentes, conforme o coordenador.

O presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere, comentou sobre recente encontro com diretores da Itaipu no qual foram solicitados investimentos da hidrelétrica nas rodovias da região. Caso isso ocorra então haverá elementos a serem considerados e com potencial para a redução das futuras tarifas do pedágio.

Os municípios que integram a Micro 03, são: Toledo, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Maripá, Mercedes, Guaíra e Terra Roxa.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.