Mesmo com ambos classificados, Grenal 441 promete muita rivalidade em campo
A mobilização para o Grenal está a todo o vapor. O Grenal 441, que acontece pela penúltima rodada da fase de grupo do Gauchão, a princípio não vale nada, uma vez que Inter e Grêmio estão classificados para a próxima fase. Porém, quem olhar mais a fundo sabe que sempre tem muito mais em jogo em um Grenal.
Atualmente o Inter é líder do Gauchão, com 22 pontos, contra 20 do Grêmio, e é o favorito para vencer o clássico desse domingo 25/02 para as melhores casas de apostas, com odds de 1.90 contra 3.60 do tricolor.
Embora ambos os times estejam classificados para o mata-mata do gauchão, o jogo vale a liderança do campeonato o que depois significa poder decidir jogos de ida e volta na sua casa. Se o Inter vencer garante a liderança, pois, com apenas mais 1 jogo faltando o Grêmio não alcançaria o Colorado, porém, se o tricolor for o vencedor do jogo, irá ficar 1 ponto na frente na tabela, precisando de uma vitória na última rodada para garantir a liderança.
Grenal das contratações
Uma discussão muito em pauta nas últimas semanas é qual time contratou melhor em 2024 até agora.
O Inter realizou algumas contratações de nome como Lucas Alário e Borré, porém o argentino está voltando de mais de um ano sem jogar e ainda busca ritmo, enquanto o colombiano busca uma liberação do Werder Bremen para poder se apresentar em Porto Alegre e está fora de poder disputar o Gauchão. No mais as contratações do colorado foram jogadores para compor o grupo e não a nível de titularidade como os meias Hyoran, Bruno Gomes e Fernando, o goleiro Ivan e o zagueiro Robert Rennan.
Já o Grêmio trouxe mais contratações a nível de titularidade para o clube, como o Goleiro Marchesín, os atacantes Soteldo, Pavón e Diego Costa e o meia Du Queiroz. Desses jogadores a maior dúvida seja talvez o atacante Diego Costa que embora tenha tido uma grande carreira na Europa, está em uma fase mais final de sua carreira e não teve bons anos recentemente no futebol brasileiro.
A discussão que vem acontecendo é que o Inter fez uma janela melhor pois trouxe mais jogadores para complementar o elenco que tinha um bom time titular, mas um banco fraco enquanto o Grêmio, embora venha de um ano com bons resultados, ficou constatado que esses bons resultados eram em boa parte por virtude do uruguaio Luiz Soares que já não está mais no clube e por isso a necessidade de mais jogadores em níveis de titularidade.
Muito mais do que um jogo
Para quem conhece a cultura do futebol gaúcho, sabe que não existe Grenal que não vale nada, seja por uma pontuação ou título de um campeonato ou apenas a honra de ganhar o clássico e somar uma vitória a mais no histórico do confronto, o jogo sempre tende a pegar fogo e a rivalidade é sempre muito forte.
O jogo desse domingo não define o campeão gaúcho, porém pode ser uma amostra para uma possível final e que para o Colorado tem muita importância pois não é campeão da competição desde 2016. Para o Grêmio, ganhar esse jogo, pode servir para calar a imprensa que coloca o Inter como franco favorito para ganhar a partida e o título, além de que o título gaúcho traria um hepta campeonato consecutivo e deixando o clube apenas 1 título atras de igualar o recorde colorado de 8 títulos consecutivos.
Mais de o que jogo pode significar no campeonato, sempre existem outros números em disputa em cada Grenal. Nos 441 clássicos, o Colorado tem 161 vitórias, contra 141 do Tricolor e 138 empates. Além de tentar manter mais de 20 vitórias de diferença no clássico, o Inter busca a marca de 600 gols em clássico. Atualmente o clube tem 599 gols contra 573 gols do rival.