MCom vai ajudar na atualização de legislações municipais para ampliação da banda larga móvel

Ministro das Comunicações se comprometeu a debater com gestores municipais a necessidade de alinhamento da regulamentação para permitir instalação de um maior número de antenas

A atualização das legislações municipais para instalação das antenas 5G e expansão da cobertura de 4G foi tema de reunião entre o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e representantes de empresas detentoras das torres de telecomunicações. A relevância do assunto se deve pela necessidade de um maior número de antenas exigida pela quinta geração de redes móveis e a constatação de que 66% da população brasileira reside em cidades que ainda não atualizaram a regulamentação que permita essa infraestrutura.
 

“Apesar de amparadas pela legislação federal, é importante atualizar as regulamentações locais para agilizar e facilitar a implantação do 5G, garantindo segurança jurídica e a prestação do serviço de qualidade para a população”, destacou o ministro. As leis às quais Juscelino se refere são a Lei Geral de Antenas (Lei nº 13.116/2015), o Decreto 10.480/2020 e a Lei do Silêncio Positivo (Lei nº 14.424/2022) , que autoriza para instalação de infraestrutura em caso de não manifestação do órgão competente no prazo de 60 dias.
 

Leia mais: Sancionada Lei que regula o “silêncio positivo” para infraestrutura de telecomunicações

O presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para as Telecomunicações (Abrintel), Luciano José Stutz, lembrou que as Câmaras Municipais de 271 cidades já alinharam suas normas visando contemplar a necessidade para instalação de mais antenas — o que representa somente 3% do total de 5.568 municípios brasileiros.
 

“Quando os prefeitos percebem que o primeiro passo para se transformar em uma cidade inteligente é ter conectividade, eles priorizam a atualização das Leis”, afirmou Stutz. Juscelino assegurou que pretende agir para divulgar a pauta junto aos prefeitos, pois entende que o “acesso à internet e serviços de telefonia são fundamentais para o desenvolvimento econômico, a promoção da inclusão digital e redução da desigualdade social”.
 

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm trabalhado apoiando os municípios para eliminar entraves legais sobre a instalação de infraestrutura necessária à oferta do 5G e expansão do 4G. Para tanto, disponibiliza uma página em apoio aos gestores e legisladores municipais com dados, informações e Minuta de Projeto de Lei que serve de base na atualização de suas regulamentações.
Ascom MCom

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.