Marcus D’Almeida assume liderança do ranking mundial de tiro com arco
O melhor arqueiro do mundo é do Brasil! Pela primeira vez na história, um atleta do país assumiu a liderança do ranking mundial no arco recurvo. O feito foi alcançado por Marcus D’Almeida, após o título no The Vegas Shoot, em ambiente fechado, uma das competições mais tradicionais do mundo.
E Marquinhos, como é conhecido, conquistou o título logo em sua primeira participação. Ele passou a participar de torneios indoor recentemente.
“Primeira vez que participo desse circuito mundial indoor, ele começou a ser válido para o ranking mundial. A primeira prova foi em Nimes, na França, não tive um resultado que me deixou contente. Treinei muito no Brasil, me preparei melhor, e vim para Las Vegas com a cabeça de ser melhor. Meu melhor foi ser o melhor da prova. Mesmo que eu seja novato no indoor, mostrei meu potencial e espero que consiga repetir. Estou muito feliz, é uma das provas mais conhecidas do mundo. Poder ganhar é marcar meu nome na história”, explicou ele.
O resultado colocou Marcus D’Almeida no topo do ranking. O brasileiro, que já figurava entre os principais arqueiros do mundo pelos ótimos desempenhos recentes, agora pode ser considerado o melhor de todos no momento.
“Era um sonho assumir a liderança do ranking. Era uma meta, o que eu buscava, acordava com essa ambição. Era um sonho que eu tinha e ele chegou. A sensação é de realização de um sonho, uma sensação única”.
“Isso mostra como estamos evoluindo como um todo no tiro com arco brasileiro. Mostra que nosso trabalho sério está sendo feito. Não tem atalho, é estar todo dia no campo, por várias horas. Isso que me fez chegar lá”, analisou.
Assumir o posto de melhor arqueiro do mundo também aumenta a responsabilidade. Mas, segundo Marcus D’Almeida, também faz mudar o respeito dos adversários.
“Ser o número 1 do mundo faz você ganhar um respeito grande dos adversários. Poucos no mundo têm essa honra. Todo mundo já se vê diferente, todo mundo sabe quem já foi ou é primeiro do ranking. Não vejo como um peso, mas como uma recompensa. Trabalhei muito e veio. Vou continuar trabalhando pra que isso continue”, explicou.
Atual vice-campeão do mundo, Marcus D’Almeida espera repetir o sucesso no próximo Mundial, em agosto, em Berlim, na Alemanha. E sonha em subir um degrau no pódio.
“Fico muito feliz de isso estar acontecendo comigo, trazendo todas essas vitórias para o Brasil. É muito importante isso tudo que está acontecendo. Meu objetivo principal é o Mundial, continuar sendo medalhista, no último eu fui vice, quem sabe ser campeão mundial? Vou trabalhar mais forte do que nunca, ser o número 1 do mundo só me motiva mais”, completou.
Além do Mundial, Marcus D’Almeida também tem como principais objetivos para 2023 as etapas de Copa do Mundo e os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.
RIO DE JANEIRO