Marcas de jogos que patrocinam esportes no Brasil

No mundo inteiro, é comum que empresas fabricantes de jogos invistam no patrocínio a clubes e eventos esportivos de várias modalidades. 

Afinal, os esportes atraem um público fiel e muitas vezes fanático, que não mede esforços para acompanhar e prestigiar as marcas que apoiam seus clubes e eventos de preferência.

Esse comportamento não é diferente no Brasil, onde as maiores marcas de jogos do planeta depositam seu investimento com o objetivo de atrair mais clientes e aficionados pelos seus produtos e serviços.

Em terras tupiniquins, como é de se esperar, o futebol é o esporte que recebe maiores patrocínios, pela sua popularidade e público gigantesco e tradicional.

Neste segmento, as casas de apostas lideram o ranking dos patrocinadores, com muitas delas aplicando recursos em clubes de todos os tamanhos no país, além das principais competições futebolísticas brasileiras..

Mas há outros esportes, incluindo os virtuais e até mesmo competições de jogos de tabuleiro e cartas, que recebem apoio generoso de fabricantes e grandes conglomerados mundiais do ramo de jogos.

Neste artigo, vamos listar algumas das principais marcas de jogos que patrocinam esportes no Brasil. 

Listamos exemplos de vários tipos e tamanhos para que você tenha uma noção mais ampla do mercado de patrocínio bancado por marcas de jogos. 

Algumas delas são bastante conhecidas, outras provavelmente apenas pelo público específico pertencente ao nicho em que o esporte está inserido. Por fim, algumas que ainda buscam solidificar e expandir sua marca no país.

Boa leitura!

Parimatch

Vamos começar pelo esporte mais popular do Brasil e com o patrocínio anunciado recentemente pela gigante das apostas esportivas a um dos maiores e mais tradicionais clubes de futebol brasileiro.

Estamos falando da Parimatch e do Botafogo, do Rio de Janeiro, que anunciaram em janeiro de 2023 uma parceria master para os próximos dois anos.

O acordo faz parte dos planos de expansão da empresa no Brasil, onde entrou recentemente e está fazendo jus à sua história que inclui 28 anos de serviços prestados em todo o mundo.

Do outro lado, segundo os dirigentes do clube, trata-se mesmo do maior patrocínio da história do Botafogo, uma associação com quase 120 anos de história e glórias no futebol brasileiro.

Para conhecer mais sobre a empresa e os serviços que oferece, dê uma olhada no site Parimatch e, se for simpatizante do clube, pode lançar ainda alguns palpites no próprio Botafogo… 😉

Konami

A empresa japonesa, mundialmente conhecida pelos jogos de videogame que produz, também investe pesado no futebol brasileiro.

Neste caso, estamos falando da parceria da Konami com a própria Confederação Brasileira de Futebol, a instituição máxima do esporte no país.

Desde 2019, a empresa associa seu principal produto, o Pro Evolution Soccer (PES) ao campeonato brasileiro da série A, a competição mais importante do calendário brasileiro.

Betsul

Não é só a elite do futebol brasileiro que merece atenção das marcas de jogos.

A Betsul, empresa de apostas, resolveu dedicar seu olhar para a Série B, o campeonato brasileiro da segunda divisão, além de apoiar outros tradicionais clubes medianos do país, como o Coritiba e o Náutico.

EA Sports

A fabricante de um dos games de futebol mais populares do mundo (o FIFA) não ficou de fora do gigantesco mercado.

Desde 2016, a EA é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol, tomando emprestado o prestígio da amarelinha para promoção dos jogos eletrônicos.

Ubisoft

Trata-se de uma marca francesa, bastante conhecida do público brasileiro por ser a desenvolvedora e distribuidora do jogo Assassin’s Creed.

Em 2020, a empresa patrocinou a Liga Brasileira de Free Fire, principal competição deste jogo para celulares e que comporta três divisões com a disputa de duas etapas a cada ano.

Riot Games

Mais uma empresa fabricante de jogos para videogames está na nossa lista.

Dessa vez, a responsável pelo League of Legends, jogo que que se tornou febre e um dos mais populares no Brasil.

Como não podia ser diferente, a empresa americana organiza e patrocina o Campeonato Brasileiro de League of Legends (conhecido popularmente por “CBLOL”), que é disputado por 10 equipes em duas etapas a cada ano.

Copag

Os patrocínios e investimentos não estão restritos aos esportes tradicionais ou aos jogos eletrônicos, tampouco a marcas internacionais.

Um bom exemplo disso é a Copag, empresa genuinamente brasileira e tradicional, que produz cartas para baralho e outros jogos.

Desde 2019, a empresa é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Texas Hold’em. 

Hasbro

É praticamente impossível visitar uma loja de jogos e não se deparar com diversos produtos criados por essa tradicional empresa americana.

Líder do mercado de jogos de tabuleiro e brinquedos em geral, a Hasbro foi patrocinadora do Campeonato Brasileiro de Scrabble, em 2019.

PokerStars

Estamos falando de uma empresa de poker online, famosa por organizar torneios pelo mundo inteiro.

No Brasil, a PokerStars investe no patrocínio do Brazilian Series of Poker (BSOP) desde 2018.

Betway

Com investimentos pesados no Brasil, esta casa de apostas britânica trabalha para ampliar o alcance da sua marca em solo nacional.

Por isso, escolheu grandes competições como o campeonato brasileiro da Série A e alguns estaduais de destaque como o Carioca e o Cearense.

Para além dos eventos mencionados, a Betway tem acordos e parcerias também com clubes tradicionais da monta de Vasco da Gama e Fortaleza, estrategicamente um representante em cada um dos campeonatos regionais que patrocina.

Conclusão

O investimento em patrocínio de eventos esportivos e clubes é uma prática comum em todo o mundo, com o Brasil tendo destaque pelo tamanho do público e do mercado que as empresas podem atingir.

Por isso, o país é solo fértil para que as marcas de jogos lancem patrocínios em diversas modalidades.

Neste conteúdo, mostramos apenas algumas das marcas de jogos que têm no Brasil investimentos em forma de patrocínio para seus produtos e serviços. 

Embora, naturalmente, seja mais comum que as empresas busquem investir em modalidades mais relacionadas aos produtos que oferecem, mostramos que há também patrocínios em outras áreas, como forma de expandir e sedimentar a marca.

Esperamos que tenham gostado!

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