Mapa promove Espaço Bioinova no 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) contou com um espaço exclusivo dedicado ao diálogo sobre o setor de bioinsumos no 32º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 20 de outubro. O Espaço BioInova promoveu apresentações e debates sobre o fomento à produção sustentável, promoção da inovação aberta, educação e capacitação para o setor, além da divulgação e incentivo à pesquisa, bem como acesso ao mercado.
O Espaço BioInova é uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), executada pelo Departamento de Apoio à Inovação para Agropecuária (Diagro), por meio da Coordenação de Bioinsumos e Novas Tecnologias (Corbio). Trata-se de uma parceria da Rede de Inovação em Bioinsumos, com colaboração entre o Mapa, o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), a Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI), o Senai CETIQT, o Sebrae Paraná, o Sebrae Nacional, a Iguassu Valley e a Sociedade Brasileira de Microbiologia.
A programação contou com um webinar, no dia 10, com tema “Oportunidades e Conexões: Atuação da Rede de Inovação em Bioinsumos”. Já no dia 18, foi ministrado um workshop presencial intitulado “Pesquisar, Inovar e Empreender: saiba como iniciar seu negócio inovador a partir do seu capital intelectual”. As atividades do dia 20 ficaram por conta do painel interativo presencial em Bioinsumos, com a palestra da coordenadora-geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos da Diagro/Mapa, Valéria Burmeister Martins e participação de várias instituições públicas e privadas. O encerramento foi realizado em formato híbrido, no Espaço de Matchmaking da Rede de Inovação em Bioinsumos.
Segundo Valéria Martins, o evento contou com a participação de grandes nomes da Ciência e pesquisa brasileira, além da presença ativa do público on-line. A coordenadora também avaliou os resultados obtidos e o comportamento dos envolvidos. “Abordamos o papel que o governo representa em relação ao tema por meio do PNB, que é uma política pública para ampliação e uso de bioinsumos em busca de uma agropecuária mais sustentável. Ao final, observamos que todos os envolvidos – academia, sociedade civil, produtores, empresas, indústria, governo e pesquisa – perseguem um objetivo comum. Embora existam divergências, todos têm o foco direcionado para a sustentabilidade. Essa união contribui para a exponencialidade do setor de bioinsumos”, argumentou.
ESPAÇO BIOINOVA – A primeira edição do Espaço BioInova foi realizada durante o 23º Simpósio de Controle Biológico entre os dias 24 e 27 de julho deste ano, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), e apresentou a capacidade da ação para engajar o ecossistema de inovação nacional em bioinsumos. Em Foz do Iguaçu, nesta segunda edição, o ambiente contou com uma programação dedicada à bioinovação na agropecuária.
BRASÍLIA