Mães: altruístas e incansáveis na arte de amar

Uma palavrinha de três letras mas com um significado imenso. Um amor que não cabe no peito, que não obedece lei, que vence preconceitos, supera limites, enfrenta todos os desafios. É um laço que não se rompe ao cortar o cordão. Machado de Assis descreve o amor de mãe como a mais elevada forma de altruísmo. Neste domingo (12), é celebrado o Dia das Mães. Para o comércio essa é a segunda melhor data sazonal para faturar. Mas, muito além de presentes, a data é um momento de agradecer a quem dedica um amor incondicional. Mães que lutam, que desafiam os olhares julgadores e preconceituosos, que rompem barreiras para realizarem sonhos. Mães que se dedicam dia após dia para proporcionarem o melhor aos seus filhos.

Fabiola dos Santos Machado é uma dessas mães batalhadoras. Manicure há 15 anos, ela é dona do seu próprio negócio. No começo ela confessa que não foi nada fácil. Com a mudança de cidade, muitas portas insistiram em não se abrir para essa batalhadora.

“Quando eu cheguei de São Paulo eu era nova na cidade e as portas não se abriram facilmente, mas eu entendi que era por permissão de Deus porque Ele tinha reservado outra coisa para mim. Era outro caminho. Eu comecei a empreender e com isso eu me encontrei no mercado de trabalho”, comenta.

FORTE E BATALHADORA

Uma mãe que decide empreender enfrenta diversos desafios. Para ter sucesso no empreendedorismo materno é preciso estabelecer uma rotina equilibrada, buscar apoio de outras mães empreendedoras, destacar a maternidade como parte de sua marca e manter a flexibilidade, a criatividade e a determinação na gestão do negócio.

Determinada no que faz, Fabiola abriu o seu salão e montou uma rede de fiéis clientes. Ela ama o seu trabalho e é através dele sustenta seus três filhos: Ester de 16 anos, Rodrigo de 9 anos e o caçula Isaque, de 5 anos.

Mãe coruja, ela conta que sempre teve o desejo de ter filhos. A sua primogênita nasceu quando a manicure tinha 19 anos e os princípios e valores que recebeu da sua mãe Sonia também são transmitidos aos filhos. “Eu tenho uma relação muito aberta com os meus filhos, em todos os assuntos. Deixo bem clara todas as situações para eles estarem preparados. Eu preparo eles para a vida”.

Além do atendimento no salão, Fabiola realiza cursos para outras mulheres como ela que têm o desejo de empreender na área da beleza e que enfrentam diversos desafios no mercado de trabalho. “No começo eu tive dificuldade em arrumar emprego, mas eu e acreditei e fui atrás. E tem muitas pessoas que precisam desse incentivo. E o meu foco para dar o curso é, principalmente, para essas pessoas que não encontraram o seu caminho, para elas empreenderem e montarem o seu negócio. Se quiser vai conseguir”.

VALORES E PRINCÍPIOS

Como chefe de família, Fabíola se preocupa com o presente e o futuro dos filhos. Desde pequenos, eles aprendem a ser independentes, dedicados, responsáveis e honestos. Mesmo com uma rotina cheia, Fabiola procura separar um tempo para estar com eles, seja em um passeio no parque, um lanche no fim de semana ou uma sessão de filme debaixo das cobertas.

“Minhas clientes conhecem minha vida, os meus filhos e sabe muitas vezes encontram eles aqui no salão também. Aqui é o meu trabalho, mas o espaço é deles também. Eles convivem comigo aqui. Algumas vezes não é fácil, mas é o jeito que a gente consegue se virar. E dá certo, vamos sempre adaptando a nossa rotina”, explica a manicure.

A maternidade proporciona muitas alegrias, realizações, responsabilidades e desafios. Para Fabíola, seu maior legado como mãe será o de formar cidadãos honestos e responsáveis. “O exemplo que eu deixo para os meus filhos é que eles sejam gratos todos os dias por tudo, que eles coloquem Deus em primeiro lugar, que sejam humildes, honestos e verdadeiros. São qualidades que eu valorizo muito”, enfatiza a manicure.

HOMENAGENS

Às vésperas do Dia das Mães, Fabíola está com a agenda cheia. Inúmeras clientes que buscam o seu serviço de beleza, um bate papo descontraído e os conselhos de uma mãe batalhadora. “Parabenizo todas as mães empreendedoras como eu que são guerreiras e que lutam. Que elas não desistam e que possam ajudar também a quem precisa, olhando para outras mães empreendedoras com empatia e um Feliz Dia das Mães para todas”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.