Linha Bangu promove amanhã (24) 12º Encontro das Trabalhadoras Rurais
O Esporte Clube Canarinho, na Linha Xaxim, será palco, nesta quinta-feira (24), do 12º Encontro das Trabalhadoras Rurais de Toledo. O evento, que terá início às 7h30, é promovido pela Linha Bangu e espera reunir cerca de 450 mulheres de 13 comunidades rurais: além dos anfitriões, participam as equipes de Bom Princípio, Cerro da Lola, Dois Irmãos, Dois Marcos, Linha Floriano, Linha Gramado, Linha São Paulo, Ouro Preto, Sanga Guarani, São Luiz do Oeste, Sol Nascente e Vila Ipiranga.
A programação começará com a recepção das participantes e a entrega das canecas personalizadas, seguidas de um café da manhã às 8h. A abertura oficial, marcada para 8h30, contará com a presença de autoridades e o desfile das delegações. Às 9h15, o Coral Encanto de Viver apresentará um repertório especial, preparando o clima para o início da gincana às 9h30, da qual 11 comunidades participarão.
A partir das 11h15, haverá gincana surpresa, sorteio de brindes, apresentações culturais e definição da ordem de mesas para o almoço que será servido entre 12h15 e 13h30 (importante: as participantes devem trazer pratos e talheres)
Retomando a programação às 13h30, o Coral Amigas do Bem Viver fará uma apresentação especial. Logo após, das 13h45 às 15h45, as próprias comunidades protagonizarão apresentações culturais e participarão de gincana surpresa, apuração do resultado das atividades antecipadas. Às 16h, será realizado sorteio da comunidade que sediará a edição de 2025 e, por fim, às 16h15, está marcado o encerramento oficial, com a entrega dos troféus às equipes campeãs das gincanas.
A organização do encontro está a cargo da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), em parceria com o Sindicato Rural de Toledo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A SMDH também conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), que auxiliará na realização das provas da gincana, e da Secretaria do Meio Ambiente, que esteve envolvida em duas das três atividades antecipadas, como a produção de kits para cães e gatos e a coleta de aparelhos de telefonia móvel para descarte. Outra ação antecipada do evento teve início em março, com as líderes rurais participando de atividades de prevenção e combate ao câncer de mama, campanha que contou com o apoio do Coral Encanto de Viver, da Amigas do Bem Viver e da Fundação Waldyr Luiz Becker.
Segundo a diretora de Políticas de Cidadania e Desenvolvimento Humano da SMDH, Daliana Uemura, a 12ª edição do Encontro das Trabalhadoras Rurais de Toledo representa um importante espaço de fortalecimento e empoderamento das participantes. “É uma excelente oportunidade para promover a troca de experiências, fortalecer a rede de apoio entre mulheres do campo e demonstrar o protagonismo delas, impactando profundamente na vida delas, proporcionando formação e visibilidade para elas, além de fomentar a união em torno de causas comuns”, analisa.
TOLEDO