Lei da Segurança Escolar será votada na segunda-feira na Câmara de Toledo

Será votado na sessão da Câmara Municipal de Toledo na segunda-feira, 29, o Projeto de Lei que institui o Programa de Segurança e Vigilância da Rede Municipal de Ensino. Se trata de um único texto originado de quatro projetos de leis, três de autoria do vereador Gabriel Baierle e um de autoria do vereador Chumbinho Silva.

O presidente da Comissão Especial, vereador Gabriel Baierle, diz que o texto ficou bem completo e vai permitir maior proteção da comunidade escolar. “Fizemos um trabalho que vai contemplar as diversas possibilidades para que a comunidade escolar esteja mais protegida”, comenta Baierle. “A Câmara intensificou os trabalhos para atender à população e os vereadores estão motivados pela sua aprovação”.

O projeto a ser votado é um Substitutivo e a decisão de unificar os PLs foi tomada pela Comissão Especial instituída para apreciar as matérias, formada pelos vereadores Gabriel Baierle, Beto Scain, Marcelo Marques, Valdomiro Bozó e Chumbinho Silva. Os parlamentares se reuniram na quarta-feira, 24, para a análise e aprovação do parecer, sendo agora possível ser apreciado em Plenário. A reunião contou com a presença do secretário de Segurança, Christian Goldoni e o diretor de Segurança, Edson de Sousa.

O programa de que trata a Lei tem como objetivo estabelecer medidas de reforço de segurança em escolas do Município de Toledo, delimitando uma série de protocolos de prevenção, identificação e ação frente a possíveis ataques que possam representar risco à Integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar.

O texto proposto permitirá, por exemplo, a efetivação nas unidades escolares de guarda, armado ou não, preferencialmente a guarda municipal e, suplementarmente, vigilante devidamente habilitado por empresa privada de segurança contratada, exigindo-se para a contratação dos profissionais de segurança a formação pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal ou Forças Armadas ou curso de táticas de confrontos armados com certificação reconhecida por uma destas instituições.

Assessor Parlamentar

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.