Legumes, verduras e frutas também devem ser consumidos no inverno

Apesar de não parecerem apetitosos, os legumes, as verduras e as frutas devem ser consumidos no inverno. Enquanto uma parcela da população mantém esses alimentos no cardápio diário, outra encontra dificuldades para consumi-los no verão e fica ainda mais difícil no inverno.

“Com as baixas temperaturas, o metabolismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal agradável. Dessa forma, é mais intenso o desejo e a necessidade em consumir alimentos mais calóricos como pratos quentes e massas, enquanto as verduras, as frutas e os legumes deixam de ser consumidos”, cita a nutricionista, Deise Baldo.

A profissional destaca que é fundamental para a saúde nutricional do organismo manter o consumo diário dos vegetais. Ela pontua que no inverno é importante continuar com uma dieta saudável, visto que o corpo precisa dos mesmos nutrientes como as fibras, os antioxidantes, as vitaminas e os mineiras, pois esses alimentos ajudam o sistema imunológico e estimulam o bom funcionamento do organismo.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é o consumo diário de 400 gramas de frutas e hortaliças. A nutricionista comenta que o ideal é consumir três porções de frutas por dia. Já a ingestão de legumes e verduras, o recomendado é que ocorram duas vez ao dia, ou seja, no almoço e no jantar.

“Quem não gosta precisa fazer um esforço para comer esses alimentos. Para que o consumo dos vegetais aconteça de maneira equilibrada a dieta diária exige comprometimento. Um dica para aumentar a ingestão dos legumes, por exemplo, nos dias frios é optar pelo preparo aquecidos, como sopas, caldos, cremes, refogados, no bafo. Vale destacar que com cardápios variados é possível manter esses alimentos no consumo diário”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.