Jogos Olímpicos de Paris 2024 também são oficialmente abertos no Taiti, palco do surfe
Enquanto o Time Brasil desfilava no rio Sena na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a quase 15 mil quilômetros de distância dali – mais especificamente no Taiti -, os atletas de surfe também participaram de um evento para marcar o início da maior competição do planeta. E o Time Brasil, que possui a maior equipe entre todos os países da modalidade, com seis atletas, teve Tatiana Weston-Webb como porta-bandeira no local.
Já Gabriel Medina representou o país na tradicional cerimônia das areias, em que cada país coloca a areia de uma praia local dentro de um vaso. A praia escolhida pelo Brasil foi a do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com uma linda celebração dos nativos apresentando toda a cultura local, figurino caracterizado e música típica dessa ilha que possui uma natureza exuberante.
“Sinto uma honra gigante carregar a bandeira do Brasil, especialmente aqui no Taiti, onde tem grande expectativa pros brasileiros e eu acho que a energia daqui do Taiti está transmitindo pro mundo inteiro, especialmente o nosso time, a gente está aqui como uma família e eu tenho certeza que tudo vai dar certo. Então, seu estou muito grata de ter mais uma oportunidade aqui, nessa olimpíada 2024 e eu estou muito animada”, afirmou Tati Weston-Webb.
Além de Tati e Medina, o Time Brasil de surfe é composto por Filipe Toledo, João Chianca, Tainá Hinckel e Luana Silva.
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Taiti. Foto: William Lucas/COB
Quem também esteve presente na cerimônia no Taiti foi o presidente da Confederação Brasileira de Surf, Teco Padaratz, que chegou ontem do Brasil.
“Primeiro de tudo a nossa equipe veio completa, com o número 100% de aproveitamento, um número máximo de atletas, nós conseguimos dar a melhor condição pra eles, o Comitê Olímpico do Brasil deu todo o suporte necessário, a CBSurf vem trabalhando pra dar assistência a essa galera que vai representar a bandeira brasileira”, afirmou Teco, que conhece como poucos as ondas Teahupo´o, onde desde 2000 vem surfar como atleta, acrescentando:
“O mais legal da Seleção Brasileira é que a gente está conseguindo de fato, manter eles só preocupado com as ondas, só com o surf deles, porque o resto está sendo feito: comida, hospedagem, fisioterapia, preparação física, psicológica, suporte. A gente conseguiu entregar 100% do que era necessário, e a gente fica muito feliz em saber que eles estão leves. Muito bom saber que o Time Brasil está em boas mãos, está nas mãos dos caras certos. Das meninas certas, que vão dar o sangue e representar o Brasil com muita nobreza e muito amor no coração, muita garra, né? Isso a gente pode ter certeza que vamos ter deles, muita garra, muita vontade de vencer, muito respeito pela nossa bandeira.”
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Taiti. Foto: William Lucas/COB
A tradicional Cerimônia das Areias reuniu atletas de todo o mundo, unindo as areias de cada país, simbolizando a união entre as nações e um espírito olímpico de confraternização. Seguindo a abertura, as autoridades tomaram a palavra para dar início oficial aos Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Taiti, onde o destaque foi ele que, como sempre, motiva todos os presentes com o seu ar magistral e benevolente de conduzir suas palavras com leveza e alegria, Fernando Aguerre, presidente da ISA (International Surfing Association), um dos grandes nomes responsáveis por tornar do surfe, um esporte olímpico.
A vila do Taiti está em uma grande festa pelo surfe olímpico! O reflexo disso se deu na manifestação local de forma divertida e contagiante, com apresentações culturais e muita música que colocou todos os atletas em estado de euforia, onde até Medina e Chumbinho entraram literalmente na dança, festejando com todo o direito e merecimento de estar onde estão, soltando todas as tensões para começar a competição de forma mais relaxada.
Em meio a esse cenário de alegria misturado com satisfação, pra completar ainda mais a festa, a organização colocou no telão a transmissão da Cerimônia de Abertura que acontecera na cidade de Paris, seguido de imagens desse belo paraíso que é a ilha do Taiti, fazendo todos vibrarem e gritarem felizes, nesse ambiente com os melhores atletas do surfe mundial, no maior evento esportivo do planeta, transbordando de energia positiva nessa confraternização que já fica pra história.