Itaipu apresenta Projeto Coleta Mais a catadores de Rio Branco do Sul e região

Catadores dos municípios de Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Rio Negro, São João do Triunfo, Tijucas do Sul e Rio Branco do Sul participaram, na última sexta-feira (23), de uma oficina para conhecer o projeto Expansão das Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) – Coleta Mais. A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais que Energia.

O objetivo do encontro foi apresentar a metodologia de trabalho da gestão de resíduos sólidos aos catadores e técnicos ambientais, por meio de uma série de oficinas de diagnóstico e sensibilização. A oficina é o primeiro passo para a capacitação dos catadores, um dos pilares do programa.

Participaram do encontro, além dos catadores, o assessor do diretor de Coordenação da Itaipu, Natalino Bastos dos Santos; o gerente da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu, Sérgio Angheben, e a pedagoga da área, Leilane de Sousa; e as equipes parceiras Itaipu Parquetec e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Paraná (Cispar).

O prefeito de Campo Magro, Claudio Casagrande, representou os prefeitos dos municípios contemplados, e agradeceu aos diretores da Itaipu pela sensibilidade e a iniciativa de expandir as ações de Itaipu para mais municípios do Paraná.

Para o presidente da Associação de Catadores de Rio Branco do Sul Levi Prestes, “é muito importante que a Itaipu esteja olhando para os catadores, porque fazemos um trabalho que não procura só o nosso sustento, também pensa no futuro do planeta”.

Além da capacitação e atividades de educação ambiental, o projeto de expansão das UVRs vai atuar em outros três eixos: apoio para a elaboração do plano operacional das UVRs; monitoramento de indicadores; e estruturação física das unidades, com investimentos em infraestrutura e equipamentos.

Serão beneficiados 50 municípios do Estado e cerca de mil catadores, atingindo uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas. O investimento da Itaipu é de R$ 118 milhões. O montante será utilizado para a compra de kits de esteiras, prensas verticais, balanças digitais, empilhadeiras e caminhões baú para os municípios participantes, além da contratação de três anos de assistência técnica para as cooperativas de catadores.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.