Itaipu apoia o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora

A Feaconspar-PR e o Siemacos (Federação e Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação), com o apoio da Itaipu Binacional, Parque Nacional do Iguaçu, Urbia Cataratas e Prefeitura Municipal de Foz, promovem nesta sexta-feira (08) uma comemoração especial do Dia Internacional da Mulher. Mais de 1.500 trabalhadoras da limpeza de todo o Paraná visitarão pela primeira vez as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo.

O Dia Internacional da Mulher Siemaco e Feaconspar é reconhecido como o maior evento de trabalhadoras do Brasil em homenagem à data. Esta é uma edição especial do evento, que este ano completa 30 anos. “O nosso objetivo é valorizar as trabalhadoras com um dia especial e chamar a atenção da sociedade para a importância do setor e destas profissionais, muitas vezes invisíveis”, explicou Manassés Oliveira, presidente da Federação. 

Depois do passeio, o grupo seguirá ao hotel Grand Carimã, onde haverá atendimento jurídico, médico, orientação para qualificação profissional e encaminhamentos de emprego no setor. À noite, a programação terá palestras, sorteios e baile. No domingo (10), após o almoço, elas retornam aos seus lares.

Logística

A partir das 19h de sexta-feira, as mulheres começarão a se deslocar de ônibus de diversos pontos do estado para participar do encontro, que é considerado o maior do Brasil em homenagem às trabalhadoras. A previsão é que o grupo esteja reunido na entrada do Parque às 8h30.

Os principais pontos de embarque acontecerão em frente às sedes dos Siemacos de Curitiba, Cascavel, Londrina, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Maringá.

Perfil

O setor de asseio e conservação representa mais de 80 mil trabalhadores no Paraná que fazem parte da base da pirâmide social. Aproximadamente 70% da mão de obra é feminina, incluindo muitas chefes de família com média de três dependentes. Apesar de receberem, no Paraná, um dos maiores pisos para a função no Brasil, a baixa remuneração ainda é um limitador às questões relacionadas ao lazer e utilização dos espaços turísticos, mesmo que muitas vezes sejam elas as responsáveis pela higienização do local.

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.