Inverno: nova frente fria deve chegar somente na primeira semana de julho

As temperaturas da primeira semana do inverno estão com a ‘cara’ do outono. A mudança de estação ainda não trouxe os ventos gelados característicos da época mais fria do ano. No entanto, a previsão é de uma nova onda de frio ainda na primeira semana de julho.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo segue aberto e sem condição de chuva e frio nesta semana com temperaturas entre 11 e 24 graus. Já na primeira semana de julho há previsão de mudança a partir da sexta-feira, dia 8.

De acordo com o professor de Agrometeorologia da PUC-PR, campus Toledo, Alexandre Luis Müller, este inverno na região Oeste pode ter precipitações a baixo da média histórica em função da condição do fenômeno La Niña. “Esse evento acaba também interferindo na questão da temperatura da região, esperado um frio mais intenso para toda a região”.

Já o outono foi um período com volume de chuvas acima do esperado para toda a estação. Müller cita que para os três meses eram esperados, mais ou menos, 400 milímetros de chuva. Porém o volume acumulado foi de 765 milímetros para o período, quase o dobro da quantidade normal.

A estação também registrou picos de temperaturas. De acordo com medições na Estação Meteorológica da Universidade, o dia 29 de março foi o dia mais quente do período com o registro de 30,8 graus e, o dia 12 de junho foi o dia mais gelado com 3,5 graus.

O frio também chegou mais cedo e mais intenso no outono quando foram registrados dois período de geadas. “No outono são esperadas geadas, pois coincide com a diminuição do fotoperíodo diário, resultando em menor radiação solar, consequentemente menor temperatura”, complementa o professor.

ALERTAS – Durante o período do inverno, o Simepar também emite as previsões de geadas para todas as regiões por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Os avisos são lançados no serviço Alerta Geada, mantido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e disponível no aplicativo Telegram Canal Alerta Geada Paraná; aplicativo Iapar Clima gratuito em Google Play e App Store; Disque Geada (43) 3391-4500; nos sites do IDR-Paraná (www.idrparana.pr.gov.br) e Simepar (www.simepar.br); e nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn – @idrparana.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.