Integrantes da rede de proteção participam do 2º Seminário Mulheres em Foco

A sede da Escola de Administração Pública do Município de Toledo, a “Escola de Governo”, está recebendo, desde segunda-feira (1º), as atividades da segunda edição do Seminário Mulheres em Foco. O evento, que prossegue até sexta-feira (5), é uma capacitação promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) para cerca de 100 integrantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil que fazem parte da rede de proteção voltada ao combate à violência contra o público feminino – mesmo foco do Agosto Lilás, campanha instituída pela Lei Estadual 19.972/2019, em torno da qual vários eventos serão promovidos no decorrer deste mês no município (confira programação completa ao fim da matéria). 

Em rápida passagem na manhã desta terça-feira (2) pela Escola de Governo, o prefeito Beto Lunitti saudou os participantes e comentou sobre a atenção dada pela sua gestão às políticas públicas para as mulheres. “Estou aqui para reiterar nosso compromisso na construção de um município habitado por pessoas que vivam satisfeitas, com dignidade. É um desafio enorme, que se inicia pela proposição de ações e se viabiliza por meio de todos aqueles que integram esta rede de proteção”, comenta. “Para ficar num exemplo, abracei a ideia da Adamop [Associação das Primeiras-Damas do Oeste do Paraná] de se criar um consórcio para termos acolhimentos institucionais para mulheres em situação de violência. Os prefeitos da área de abrangência da Amop [Associação dos Municípios do Oeste do Paraná] assumiram a tarefa e agora o projeto está sob análise das Câmaras de Vereadores da nossa região. É algo que precisava ser feito, pois o cuidado com as pessoas é uma das prioridades máximas dos governantes. Para termos políticas públicas permanentes o envolvimento de toda a sociedade é fundamental, pois elas decorrem de ações originadas de propósitos convergentes”, analisa.

A titular da SMDH, Jennifer Thays Chagas Teixeira, destaca a importância de se trabalhar em rede no combate à violência contra as mulheres. “Expresso toda nossa gratidão a quem está ao nosso lado nesta luta, desde a primeira edição do seminário, no ano passado. De lá para cá, houve avanços sobre o entendimento de que esta rede é muito mais do que saúde, educação e assistência social, vistas individualmente; é a união bem coordenada de esforços de poder público e sociedade civil”, pontua a secretária, que entregou ao prefeito uma camisa do Agosto Lilás com a frase “Violência contra a mulher não tem desculpa. Tem lei!”.

Mulheres em Foco

Várias especialistas já passaram ou ainda passarão pelo 2º Seminário Mulheres em Foco. No primeiro dia, a assistente social da SMDH, Suzamar Stéfany Jandrey Dorfschmidt, ministrou a palestra “Conhecendo a história da Rede de Proteção às mulheres no Município de Toledo” e equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) – representada pela diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Marília Borges Leite) e as coordenadoras dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social I (Christiane Novello) e II (Claudia Padilha) – falou sobre “Reestruturação do fluxo de atendimento da Rede”.

Hoje foi a vez da promotora pública Kátia Krüger falar sobre “Direitos Humanos da Criança e da Juventude”. Em seguida, seus colegas de Ministério Público, José Roberto Moreira e José Carlos Mendes Filho abordaram, respectivamente, os temas “Direitos Humanos da Mulher, da Pessoa com Deficiência, Imigrantes e outros grupos vulnerabilizados” e “Direitos Humanos da Pessoa Idosa”.

Amanhã (3) a advogada Camila Milazotto Ricci abordará o tema “Violência de Gênero na Internet e Assédio Virtual”; logo após, a investigadora da Polícia Judiciária da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul,  Karem Sabrina Matick Martinelle, falará sobre “Crimes Virtuais e Cibernéticos”. Na quinta-feira (4) as advogadas Mayara Daielli Alves Alflen e Maisa Nodari falarão, respectivamente, sobre “Lei da Importunação Sexual e Lei do Assédio Sexual” e “Lei ‘X vermelho’ e Alterações na Lei Maria da Penha”.

O encerramento será com palestras ministradas por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde. A técnica em enfermagem Lilian Possera e a enfermeira Sirlene Fátima da Silva Della Torre falarão sobre “Cuidados da Saúde da Mulher – Fluxo de Atendimento” e diretora da Central da Central de Especialidades, Katheli Mayumi Hino do Nascimento, ministrará o tema “Cuidados da Saúde da Família – Fluxo de Atendimento”.

Programação do Agosto Lilás em Toledo

Data – Horário – Evento (Local)

1 a 5/8 – 8h às 12h – 2º Seminário Mulheres em Foco (Escola de Governo)

2, 9, 16, 23 e 30/8 – 8h30 às 10h30 – Projeto Primavera (Linha Gramado)*

2/8 – 15h – Roda de conversa (Clube de Mães Novo Sarandi)

2, 9 e 16/8 (encerramento) – 19h às 22h – Módulos do projeto “Inspirar, Empreender e Empoderar” (Sebrae)**

8, 15, 22 e 29/8 – 14h às 16h – Projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” (várias escolas municipais)

10/8 – 8h30 – Reunião “Fortalecendo a rede de proteção” (Central de Conselhos)

11/8 – 15h – Roda de Conversa/Lei da Importunação Sexual (Central Pack/Prati-Donaduzzi)

18/8 – 19h – Mesa-redonda alusiva aos 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha com o tema “A rede de enfrentamento e o combate a violência contra as mulheres” (Sede da Subseção de Toledo da Ordem dos Advogados do Brasil [OAB], entidade que, por meio da Comissão de Estudos de Gênero, promove o evento)

Data e hora a definir – Roda de conversa com mulheres surdas (Apada)

Data e hora a definir – Roda de conversa com idosas (Centro de Revitalização da Terceira Idade [Certi] Dr. Wilson Carlos Kuhn, no Jardim Pioneiro)

* Encontro sempre às terças-feiras

** Parceria da SMDH e da Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae)

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.